Uta Ciências biológicas e da natureza
Por: 34612358 • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.691 Palavras (11 Páginas) • 293 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – Facinter
FRANCIELE CARNEIRO – RU –737237
BIANCA FIORE AGOSTINI – RU – 832730
PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL – UTA CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PARTE 2
Apucarana
2014
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL DE CURITIBA - Facinter
FRANCIELE CARNEIRO – RU –737237
BIANCA FIORE AGOSTINI – RU – 832730
RELATÓRIO E PRÁTICA PROFICIONAL – UTA CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PARTE 2
Trabalho apresentado à disciplina de Pesquisa e Prática Profissional no curso de Pedagogia na modalidade à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.
Tutora Local: Mirene Fátimada Costa Dias
Centro Associado: Apucarana
APUCARANA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ............................................................................................. 04
2 DESENVOLVIMENTO.................................................................................. 05
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA.................................... 00
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA............................................
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS AIVIDADES DE ESTÁGIO
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................... 16
REFERÊNCIAS................................................................................................ 17
1 INTRODUÇÃO
Através da realização da atividade de estagio, o futuro profissional docente tem a oportunidade de conhecer a realidade do ambiente escolar para melhor conhecer o dia a dia da sua profissão compreendendo seus aspectos que se relaciona com aquilo ele presenciou nas horas de observação realizadas no ensino fundamental com a ajuda de professores, livros e pesquisas.
O presente estágio referente à disciplina de Pesquisa e Prática Profissional _ Ensino Fundamental tem o objetivo compreender como ocorre o processo de desenvolvimento do trabalho no ambiente educacional. Objetiva-se também possuir entendimento de como ocorre a interiorização do conhecimento no educando, perceber a interação que acontece dentro do ambiente escolar. Ciência exata é qualquer campo da ciência capaz de expressões quantitativas, predições precisas e métodos rigorosos de testar hipóteses, especialmente os experimentos reprodutíveis envolvendo predições e medições quantificáveis. Matemática, física, engenharia, química, estatística e computação, assim como partes da biologia, psicologia, e economia podem ser consideradas ciências exatas nesse sentido. As ciências naturais encerram uma classificação que abarca as áreas da ciência que visam a estudar a natureza em seus aspectos mais gerais e fundamentais, isso é o universo como um todo, que é entendido como regulado por regras ou leis de origem natural e com validade universal, fazendo-o de forma a focar-se nos aspectos físicos e não no homem ou em aspectos antropogênicos em si. Embora o foco de estudos das cadeiras naturais não recaia sobre o ser humano em específico, é importante ressaltar que, quer para as ciências naturais quer em sua forma abrangente, o ser humano é simplesmente parte integrante da natureza e não algo especial dentro dela, e por tal encontra-se inexoravelmente sujeito às mesmas regras naturais que regem todos os acontecimentos físicos, químicos e biológicos do universo, o qual esse também integra.
Além do uso tradicional, a expressão ciências naturais é por vezes usada no dia-a-dia como sinônimo história natural. Neste sentido, "ciência natural" podem estar subentendendo biologia e talvez alguma das Ciências da Terra, em oposição às então ditas ciências físicas, como astronomia, física e química.
.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do Estágio foi repleta de interesse e dedicação por parte de todas nós estudantes de Pedagogia, buscando compreender de forma efetiva o trabalho da educadora assim como as concepções desta e também desse colégio.
Os itens que serão trabalhados no presente relatório de estágio são a identificação da instituição estagiada,concepção pedagógica e entrevista com professores e alunos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEPÇÃO DE INSTITUIÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Segundo Justino (2011), a educação está inserida num contexto mais amplo, no qual existem vários envolvidos no processo de aprendizagem além do conteúdo, professor e aluno.
Assim a educação pode ser considerada como um processo de socialização dos indivíduos. Ao receber educação, a pessoa assimila e adquire conhecimentos. A educação também envolve uma sensibilização cultural e de comportamento, onde as novas gerações adquirem as formas de se estar na vida das gerações anteriores. Atraves da educação o professor deve ter um preparo para que os possibilete aos alunos a refelxao sobre o mundo, a vida social.
...