Valorizar e reconhecer diversas fontes de uma alimentação saudável.
Por: priscilaanamaria • 6/5/2015 • Projeto de pesquisa • 2.170 Palavras (9 Páginas) • 285 Visualizações
PROJETO: QUEM COME BEM NÃO PAGA MICO
TEMA:
Alimentação
OBJETIVO GERAL:
Valorizar e reconhecer diversas fontes de uma alimentação saudável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Estimular à boa alimentação;
- Reconhecer novos alimentos;
- Identificar os alimentos prejudiciais à saúde;
- Identificar as vitaminas presentes nas frutas;
- Valorizar todos os grupos de alimentos;
- Estimular o convívio familiar nas refeições cotidianas.
JUSTIFICATIVA:
Vivemos num contexto em que saber alimentar-se corretamente é um desafio, pois a busca por uma alimentação rápida e prática acaba por deixar de lado a preocupação com os nutrientes dos alimentos. Percebe-se que, o mercado e a mídia nos oferecem hábitos alimentares inadequados.
O interesse em trabalhar com este tema, partiu num primeiro momento da observação das crianças no refeitório no horário das refeições; onde as crianças recusam comer alimentos saudáveis como: legumes, verduras e até frutas, tão necessários ao seu crescimento e desenvolvimento.
A partir daí pensamos em uma forma mais agradável de envolver os alunos em atividades mais significativas e que fossem capazes de trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar.
Contudo, valorizar e obter consciência de uma alimentação saudável, em busca de qualidade de vida, saúde, corpo, bem estar é fundamental para um crescimento adequado.
METODOLOGIA:
Este projeto será realizado com os alunos do 5° ano, com a colaboração dos pais e direção devido à necessidade de autorizações e verbas.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
ATIVIDADE 1: LEVANTAMENTO PRÉVIO
OBJETIVO:
Conhecer os hábitos de cada aluno e provocar uma possível reflexão.
MATERIAIS:
Questionário impresso em folha de sulfite e caneta.
DURAÇÃO:
15 minutos para responder e 30 minutos para discussão
ORGANIZAÇÃO:
Em roda
DESENVOLVIMENTO:
Para iniciar o projeto sobre alimentação saudável com os alunos do 5º ano é necessário primeiramente fazer um levantamento sobre o que os alunos já sabem sobre o tema e para isso terão que responder um questionário com as seguintes perguntas:
- Para você, o que é alimentação saudável?
- Quantas frutas você come por dia? Qual a sua preferida?
- Você come verduras todos os dias? Qual a sua preferida?
- Você come legumes todos os dias? Qual o seu preferido?
- O que você mais gosta de comer?
- O que você não gosta de comer?
- Você tem alergia a algum tipo de alimento?
- O que você costuma comer de sobremesa?
- Qual a bebida que acompanha o seu almoço ou jantar?
Após o questionário respondido, recolhido e analisado pela professora, será realizado um bate-papo com a turma explicando que será trabalhado esse projeto durante aproximadamente um mês e conversaremos sobre as principais perguntas que responderam para provocar uma reflexão sobre os hábitos que cada um possui, principalmente durante o café da manhã, almoço e jantar. Assim o projeto será apresentado aos alunos e já deixando claro qual será a próxima etapa que iremos realizar.
ATIVIDADE 2: PESQUISA
CONTEÚDO:
Alimentação saudável e não saudável.
OBJETIVOS:
- Reconhecer a importância dos alimentos como fonte de energia e de matéria para a constituição corporal e valorizar atitudes relacionadas à alimentação e saúde.
- Oferecer uma visão geral da importância de receber os nutrientes que necessitamos e de como uma alimentação diversificada se faz necessária para atender às nossas necessidades nutricionais.
TEMPO ESTIMADO:
Duas aulas
MATERIAL NECESSÁRIO:
- Computadores com acesso à internet, revistas Caneta, canetão, canetinha, caderno, cartolina, folha sulfite, giz e lousa;
- Embalagens de alimentos;
- Revistas sobre o assunto.
1ª ETAPA: Reunir os alunos em círculo e refletir com eles sobre a importância da alimentação. Argumentar que a todo o momento nosso corpo precisa de energia para andar, correr, falar, estudar até mesmo para dormir. Diante desses argumentos levantar questões:
- De onde vem essa energia?
- O que acontece se nos alimentarmos mal?
- O que significa se alimentar bem ou mal?
Organizar uma lista de alimentos que a turma considera saudáveis e não saudáveis, e em seguida convidar os alunos para uma pesquisa com o tema: O que é uma alimentação saudável? Quais alimentos são saudáveis e não saudáveis?
A pesquisa deverá ser feita em grupos. A professora orientará a pesquisa fornecendo aos grupos referências bibliográficas sobre o tema.
2ª ETAPA: Apresentar um painel contendo 10 dicas do grupo para uma alimentação saudável, e quais os alimentos são ou não saudáveis.
ATIVIDADE 3: CONSTRUÇÃO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR
Após as aulas anteriores sobre os grupos alimentares, por meio de pesquisa, preparamos uma aula para construir a pirâmide alimentar.
...