Vida Adulta Média: (45 à 65 anos)
Por: Heike • 28/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.043 Palavras (9 Páginas) • 990 Visualizações
UNIP- Universidade Paulista
Instituto de Ciências Humanas
Curso: Pedagogia
Vida adulta média: (45 a 65 anos)
TRABALHO TEÓRICO PRÁTICO DO 2° BIMESTRE
Heike Rosemeire Burghardt/ D0785C-3
Juliana Rafael Pestana/ D0715B-0
Talita Ciaramella de Lima/ C76ABJ-0
Campinas/São Paulo
2016
Heike Rosemaire Burghardt
Juliana Rafael Pestana
Talita Ciaramella de Lima
TRABALHO TEÓRICO- PRÁTICO DO 2° BIMESTRE
Este trabalho possibilitara nosso contato com a situação de entrevista permitindo o reconhecimento de fatores que influência em seu próprio desenvolvimento e nos de outros, assim como, desenvolverem a capacidade de observação dos processos de mudanças nas várias fases da vida.
Professor (a) Orientador: Débora Sanchez
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Campinas/São Paulo
2016
Sumário
Introdução4
Entrevista5
Teoria....................................................................................................................10Conclusão11
Bibliografia12
INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico de pesquisa tem por finalidade fazer uma relação entre a teoria sobre a vida do adulto médio, fase que se inicia por volta dos 45 anos de idade e se estende até os 65 anos, segundo o autor estudado em sala de aula. (GRIFFA; M.C), e a pratica neste caso por meio de uma entrevista dirigida com um adulto médio.
A vida adulta media segundo GRIFFA, inicia-se por volta dos 45 anos de idade e se estende até os 65 anos, nesta fase da vida o indivíduo tem uma visão diferenciada do tempo, e começa a ter consciência de que faz parte de uma geração que está envelhecendo, porem tendem a se sentir mais jovens do que realmente são.
E também nesta fase da vida que acontece a crise da meia idade, a menopausa para as mulheres e andropausa para os homens. Nesta fase e possível notar o declínio físico, onde o corpo começa a ficar mais lento, os cabelos brancos e as rugas aumenta.
Geralmente uma fase onde o indivíduo possuiu satisfação conjugal, familiar, no meio que vive e profissional, pois já conseguem ver o curso da sua vida de maneira mais clara em relação de juventude.
ENTREVISTA
1-Dados de Identificação:
Nome: IB
Idade: 64 anos e 3 meses
Sexo: Feminino
Profissão: Esteticista
Grau de escolaridade: Superior Completo
Estado Civil (com quem mora): Divorciada – Mora com duas filhas e uma neta. 27 e 24 anos – neta de 3 meses
Posição na Família de origem (número de irmãos, etc.): 3ª de 7 irmãos – 5 mulheres e dois homens
Nível socioeconômico: (geral): Médio (????) Aqui precisaríamos saber em que escalas.
2- Qual é a sua rotina de vida? O que você gosta de fazer? O que é importante? (Cotidiano, hobbies, esporte...)
Trabalho com hora marcada.; transporto filhas, compras, feira, trabalho doméstico geral....
Gosto de LER, ORAR, ESTUDAR, cozinhar, nadar...ESTAR com pessoas!!!
O que é importante? – No quê??
Se for na rotina, o importante é trabalhar pois dependo disso.
ESTAR com pessoas!! Meu maior investimento é em GENTE!!
3- Como é o seu relacionamento familiar?
Meu relacionamento familiar é muito bom dentro de grau de parentesco. Somos uma família bastante unida em todos os aspectos apesar da complexidade humana.
4- Como é o seu relacionamento social/ amizades?
Tenho muitas amizades, colegas, conhecidos, irmãos em Cristo e amigos. Os amigos estão em faixa etária bem acima da minha na maioria. É muito bom e importante ter relacionamentos em todas as áreas.
5- Como é o seu relacionamento com pessoas de outras faixas etárias?
Relaciono-me muito bem com TODAS as faixas etárias, havendo preferência, (minha) por pessoas mais velhas e adolescentes.
6- Como você acha que é a vida das pessoas de sua idade? No que a sua vida é semelhante ou diferente?
Hoje as pessoas de minha idade já não são consideradas “velhas” e estas estão muitas, ainda, em atividades profissionais.
As que já se aposentaram e podem, buscam divertir-se.
A maioria, NÃO aceita a idade e o fato de estar envelhecendo. Buscam muito o culto ao corpo, preocupando-se em demasia com a aparência externa em detrimento do seu interior. Observação – Os jovens também caminham nessa direção.
Minha vida difere, creio eu, no quesito profissional, de ter que ainda trabalhar para sustento próprio. E grande diferença também por ter sido mãe em idade madura. Uma com 37 anos e outra aos 40 anos. Isso traz uma diferença no enxergar a vida com mais responsabilidade, pois acompanho o desenvolvimento de minhas filhas ainda jovens. Isso também me torna “jovem”, pois não posso parar rsrsrs...
7- Comparando com outro momento de vida, quais as semelhanças e diferenças que você percebe?
Se eu for comparar, honestamente, vejo semelhança com minha juventude onde buscava estudar e aprender mais e mais para desenvolvimento profissional. É o que faço hoje!!
8- Quais assuntos, temas, problemas, preocupações, medos são vitais para as pessoas de sua idade? Em relação a estes temas ou outros, quais são importantes para você? Como?
Assuntos/temas – estética, saúde e relacionamentos afetivos.
Problemas: - familiares envolvendo cônjuges, filhos, pais e parentes próximos.
Preocupações: - Vida econômica e financeira/próprio sustento. A maioria das pessoas nesta faixa etária, no Brasil, não tem recursos financeiros suficientes para se manterem até o fim da vida com o mínimo de dignidade.
...