Vida e Obra de Paulo Freire
Por: Gabriela Novais de Almeida • 2/10/2015 • Projeto de pesquisa • 895 Palavras (4 Páginas) • 409 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Paulo Freire: a prática de seus projetos
Ana Lais Cassiano Fernandes – RA: C37740-6
Gabriela Novais de Almeida – RA: C15890-9
Gabriela Rezende Marques – RA: C0092D-4
Lais Rufatto de Oliveira – RA: B930AJ-9
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2015
1. JUSTIFICATIVA_______________________________________
Paulo Freire foi um dos mais importantes teóricos brasileiros, reconhecido internacionalmente por suas ideias de alfabetização. Nos deixou muito conhecimento, ensinando que o professor deve tratar seus aprendizes como iguais, pois sempre temos muito o que aprender com o outro.
A abrangência de pesquisa será a cidade de São Paulo. Utilizaremos as informações recebidas através da visita ao Instituto Paulo Freire, onde constataremos a quantidade de escolas que pediram o suporte do Instituto para aplicação dos métodos Freireanos.
Este projeto está sendo elaborado com a intenção de destacar onde e como o conhecimento deixado por Paulo Freire está sendo aplicado, qual a importância da utilização das técnicas elaboradas por Freire para as instituições de ensino, e quais as mudanças positivas que ocorreram depois da implantação dessas técnicas.
A educação brasileira encontra-se imersa em uma crise extremamente profunda. Este trabalho não pretende adentrar nos aspectos econômicos, físicos, ou sociais que se relacionam a ela, mas sim no que se relaciona ao eixo didático, que faz com que a forma em que se aplica o conhecimento não seja a ideal para a estruturação de esquemas na aprendizagem da criança.
Muito se passou desde a elaboração dos métodos tradicionais até a identificação de outras formas de construção de conhecimento. Porém, o método tradicional insistentemente assombra nosso ensino até os dias de hoje, como vestígio de radiação impregnada por anos a fio na mentalidade docente.
Muitas hipóteses podem ser levantadas a partir do tema proposto, como a falta de interesse do professor em modificar sua didática, a insatisfação com as politicas de ensino, assim como o retorno financeiro que se tem, o desinteresse do setor publico em investir em treinamento e material para o ensino. Todas estas suposições possuem duas vertentes que são pessoais (docentes) e politicas (governamentais).
Este Projeto tem como objetivo analisar como utilizar o método freireano para transpor a dificuldade de ensinar encontrada no âmago do educador, como consequências da imposição de métodos tradicionais.
Avaliar e compreender como a utilização de treinamentos específicos para modificar o pensamento tradicionalista enraizado, o fornecimento de material rico para ampliação as possibilidades de transmissão das informações e a implantação de tecnologias nas escolas para auxiliar pesquisa de docentes e discentes podem modificar o resultado do ensino falido que é encontrado nos dias atuais.
2. SITUAÇÃO PROBLEMA________________________________
O método de alfabetização de Paulo Freire, por mais que se mostre eficaz quando apresentados em seus livros e estudos, ou até em suas biografias, dificilmente é encontrado em escolas de rede pública.
O maior problema encontrado em nossas pesquisas foi justamente a falta de relatos atuais de experiências feitas com o método de Freire. Por mais que se estude muito a vida de Paulo Freire, o uso das famosas cartilhas na alfabetização ainda toma conta do território educacional.
Pela falta de relatos atuais sobre a pratica freireana, nosso trabalho é baseado no Instituto Paulo Freire, onde destaca-se e ainda se vive o método de alfabetização de jovens e adultos que ele criou.
Nosso desafio será trazer o maior número de informações, entrevistas e relatos a respeito disso. Será gratificante trazer por meio desta uma das obras do grande educador Paulo Reglus Neves Freire.
...