TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violentamente Pacificos

Por:   •  29/4/2015  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 2

Violentamente Pacíficos

No presente texto, os autores nos mostram como a juventude tem sido associada à violência e quais atitudes poder ser tomadas para acabarmos com essa associação e tirarmos os jovens de situações de risco.

Uma tarefa importante da psicologia, como citado no texto, é realizar/produzir pesquisa e conhecimentos sobre os novos modos de ser e estar no mundo no que diz respeito aos jovens, é compreender o impacto que a pobreza e a miséria têm na vida desse público.

As desigualdades sociais não dão boas escolhas aos jovens pobres. Muitos adolescentes não conseguem ter possibilidades de estudo, ficando expostos a violência e segregados a miséria social.

Na obra dos autores Maria de Lourdes e Paulo Artur, são abordados cinco temas para entendermos a inserção e posicionamento dos jovens nos dias de hoje. São eles: juventude e novas tecnologias; jovens e experiência urbana; expressões culturais juvenis; participação juvenil na esfera pública; e, juventudes e opinião pública.

A tecnologia está presente em nossas vidas, mas nos jovens ela tem uma característica especial. Muitos jovens têm a vida social baseada na internet e redes sociais. É muito importante garantir o acesso a essas tecnologias para inserir o jovem, mesmo o de classe baixa, ao mundo de hoje.

No que se referem à experiência urbana e cultural, os autores nos mostram que há uma enorme diferença de classe entre os jovens, normalmente os mais pobres são punidos com violência por cometerem pequenos delitos. Estes usam a arte para se manifestarem e expressarem sua indignação com a situação social. Isso se dá através do grafite, rap e outras formas de arte.

Ao analisarmos o tema da participação juvenil na esfera pública, muitos governos internacionais criaram programas para garantir o direito de jovens e adolescentes. No Brasil, a criação do Estatuto da Criança e Adolescente em 1990 constitui-se um marco na luta pelos direitos de crianças e adolescentes. O ECA é considerado uma das mais avançadas leis do mundo.

Por fim, o texto nos mostra que é preciso haver mudança de mentalidade, para desassociar violência e juventude. O trabalho junto aos meios de comunicação de massa revela-se instrumento a ser utilizado a favor da divulgação de outras imagens da potência juvenil, da superação da idéia da adolescência/juventude como “problema” ou “fase difícil”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com