Violência na escola
Por: Laís Boais • 13/5/2015 • Artigo • 372 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Ana Carla1
Ana Paula2
Barbara3
Eduarda4
Elessandra5
Kelry6
Lais7
Rayza8
RESUMO
Com base no tema proposto neste artigo, será discutido como o ambiente escolar vem sendo tratado como palco de ações frequentes de violência e como essa violência vem tornando-se visivelmente avançada em termos demonstrativos. Trata também da relação entre o corpo docente para com os alunos e a recusa desse meio a metodologia de ensino que vem sendo ministrada e imposta a eles.
Palavras-chaves:
______________________
Acadêmicas do Curso de Pedagogia da UEMA.
A escola é um local que deveria está voltado apenas para a educação. Um lugar onde deveria ser encontrado cheio de interesse pelo saber e respeito multam. Mas o assunto que está em grande debate atualmente é sobre as violências no âmbito escolar, pelo fato de estar se tornando um problema social preocupante, diariamente vemos entrevistas que falam sobre atos violentos no ambiente escolar. Esses diversos acontecimentos têm como pano de fundo o distanciamento entre a escola e a comunidade.
Diante de vários acontecimentos, fica claro que explicação solida precisam ser encontradas, e no Brasil as pesquisas têm buscado mapas sobre esses fenômenos, para assim serem encontrados as causas e os efeitos sobre os alunos, os professores e toda a administração das instituições. No Brasil as primeiras pesquisas datam de 1970, os resultados já obtidos mostram quais são os principais tipos de violência.
O professor de ciência da educação, o especialista Bernard, caracteriza as violências nas escolas em três níveis:
- Violência (que inclui golpes, ferimentos, roubos, crimes sexuais e vandalismo)
- Incivilidades (humilhações, palavras grosseiras e falta de respeito)
- Violência simbólica ou institucional, que é como o desprazer no ensino, por parte dos alunos, e negação da identidade e da insatisfação profissional, por parte dos professores.
Fatores
Para tentar compreender o grande aumento das manifestações de violência nas escolas, te que se ter em mente os fatores internos e externos das instituições de ensino que são assoladas por essa problemática. No fator externo, encontramos as relações raciais, os meios de comunicação e o espaço social no qual a escola está inserida. Já no fator interno, leva-se em consideração a idade, a série, o nível de escolaridade dos estudantes, as regras, os projetos, as punições e o comportamento dos alunos em relação aos alunos (vice-versa) e a prática educacional em geral.
...