Visita a estação ciência
Por: salvadormarques • 6/7/2017 • Projeto de pesquisa • 444 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
Visita a Estação Ciência
[pic 1]
Caracterização do local:
Construídos no início do século para abrigar uma tecelagem, os galpões da Rua Guaicurus, que hoje abrigam a Estação Ciência, quase foram destruídos por um grande incêndio em 1936.
Em 19 de dezembro de 1986, através do Decreto n. 26.492, o Governo do Estado cedeu o uso de parte do imóvel ao CNPq, para a instalação do Centro de Ciência para a Juventude. Destinou seis módulos, com área total de 1915 m².
Em 24 de junho de 1987 foi inaugurada a Estação Ciência.
Por que "Estação"? Porque o termo proporciona viagens ao mundo do conhecimento científico, conhecimento este que precisa ser alimentado sempre com novas pesquisas. Porque liga passado e futuro, educação e diversão. Porque está perto de estações ferroviárias e de metrô.
Em entendimentos posteriores, o Governo cedeu mais três módulos do edifício e finalmente os restantes, já na administração da Estação Ciência pela USP, que se deu a partir de 1990.
Objetivos da visita:
Os Objetivos da visita foram dar subsídios à reflexão pedagógica sobre os possíveis instrumentos para auxílio no aprendizado de matemática e fortalecer o nível da educação dos alunos. Nesse sentido o evento pôde ser considerado extremamente proveitoso porque equiparou os conceitos desenvolvidos teoricamente em sala de aula com a prática necessária ao futuro professor.·.
Relação da visita com a unidade curricular (Matemática):
Na maioria das vezes a disciplina de Matemática é ensinada na sala de aula de forma mecânica o que leva os alunos a acreditarem que ela é uma disciplina pronta e acabada, sem espaço para a criatividade ou para a construção do conhecimento. Tal concepção resulta em uma aversão à mesma, sendo considerada uma das grandes responsáveis pelo fracasso escolar. Para mudar tal panorama é necessário que pensemos em alternativas metodológicas que reverta esta situação, a partir disso a Estação Ciência através de atividades lúdicas vem a desmistificar a disciplina como algo pronto e acabado.
Como transformar essa vivência em prática pedagógica:
Trabalhar fora do espaço da escola constitui uma alternativa bastante interessante de ser desenvolvida. A visita à Estação Ciência oferece muitas oportunidades de conviver e aprender. Uma delas está no fato de reunir no seu planejamento e execução diferentes áreas de conhecimento. Muita coisa se descobre, muitos conhecimentos se ampliam tudo no meio de muitas surpresas!
Através dessas descobertas, os alunos podem desenvolver os conhecimentos, organizando-os numa produção final, que pode ser um folheto explicativo, uma exposição, uma apresentação cultural, etc.
Conclusão:
A visita foi extremamente importante, pudemos interagir com o ambiente, este tipo de atividade fortalece e enriquece o aprendizado e contribui na formação global dos alunos.·.
Atividades práticas são essenciais ao futuro professor, pois lhe permite um leque de alternativas no momento de escolher situações significativas para suas aulas.
...