Índice de desenvolvimento escolar
Por: santos93 • 17/5/2017 • Trabalho acadêmico • 582 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
Introdução:
Este trabalho nos mostra um pouco sobre o IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica). Esta pesquisa foi realizada nas escolas Maria Aparecida David, localizada à Rua Camilo Lélis, S/Nº, centro, Canaã - MG e na Escola Estadual Antonio Lopes Soares, localizada à Rua Coronel Soares, S/Nº, centro, Canaã - MG.
Desenvolvimento:
Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, na gestão do ex-ministro da educação Fernando Haddad e sua principal função é mensurar o desempenho do sistema educacional Brasileiro.
como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no Ideb.
O resultado do IDEB na Escola Estadual Antonio Lopes Soares e de 5,2 no ano de 2011. A entrevista foi realizada com o diretor da citada escola, casado, brasileiro, 40 anos, natural de Canaã – MG. A outra entrevista foi realizado na Escola Estadual Maria Aparecida David, sendo o resultado do IDEB e de 4,6 no ano de 2011, sendo entrevistada a supervisora da escola, brasileira, casada, 51 anos, natural de Canaã- MG.
Através de planejamentos envolvendo professores alunos e pais, para melhorar a avaliação interna para alcançar melhores resultados nas avaliações externas. Foram elaboradas reuniões entre professores, supervisores, e também reuniões com diretores e colegiados em parceria com a comunidade da escola. Caso o resultado do IDEB não foi satisfatório temos que colocar o plano de intervenção em prática, fazer diagnósticos das turmas para ser aplicado o trabalho de reforço e conscientização dos pais nos trabalho em casa. Estando a escola com trabalho dentro das propostas da secretária, com um bom desempenho nas avaliações internas, o resultado do IDEB é conhecido como bom desempenho da escola por todos.
Os resultados mais recentes apontam a média de 4,6 para as séries iniciais do Ensino Fundamental, 4,0 para as últimas séries do Ensino Fundamental e 3,6 para o Ensino Médio. Em 2005, as médias eram mais baixas: 3,8; 3,5 e 3,4, respectivamente. Em 2007, elas cresceram para 4,2, 3,8 e 3,5. Os objetivos previstos para 2009 foram atingidos antes da hora. Os números ainda são muito inferiores aos dos países desenvolvidos, que apresentam média 6,0. O objetivo é alcançar essa marca até 2021.
VIÇOSA
2013
Conclusão:
O IDEB é o índice de desenvolvimento da educação básica, é um índice calculado para cada escola e rede escolar e varia de 0 a 10. Ele está sendo divulgado de dois em dois
...