Desenvolvimento Infantil no seu Desenvolvimento Escolar
Por: ingrydpeda1312 • 10/10/2016 • Trabalho acadêmico • 5.945 Palavras (24 Páginas) • 490 Visualizações
ARIADNE DE MOURA RGM: 1505237-1
CECÍLIA TERAO RGM: 1530415-9
FERNANDA AMORIM RGM: 1534525-4
INGRYD PEREIRA RGM: 1532342-1
Desenvolvimento Infantil no seu Ambiente ESCOLAR
Disciplina: Pensamento, linguagem e desenvolvimento humano
Professora: Reni Rutkowski
Curso: Pedagogia / Tuma : 2 Semestre B
Universidade Cruzeiro do Sul – USP
SÃO PAULO – 2015
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Universidade Cruzeiro do Sul – USP
São Paulo – 2015
Universidade Cruzeiro do Sul
Campus São Miguel Paulista
São Paulo – 2015
CONTEÚDO
1. APRESENTAÇÃO
2. JUSTIFICATIVA
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
5. HIPÓTESE
6. OBJETIVOS
7. METODOLOGIA
8 . CRONOGRAMA
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
ANEXOS
- APRESENTAÇÃO
Este Trabalho foi realizado como exigência da disciplina Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento Humano, orientação feita pela professora Reni Rutkowski, somos alunas de pedagogia 2 semestre, turma B, e o intuito deste trabalho, visa como objetivo principal estudar o comportamento infantil e seu desenvolvimento cognitivo, estudando crianças de 0 a 14 Anos de idade em seu ambiente escolar pondo assim em evidencia a importância de cada fase da criança.
Durante o desempenho da pesquisa, podemos afirmar que a criança é o centro de tudo, ela é uma peça fundamental para que tenhamos uma avaliação na sala de aula voltada para o desenvolvimento Infantil. A escola deve ser acolhedora e estimuladora para que esse desenvolvimento seja completo.
A escola deve ter colaboradores instruídos para que o desenvolvimento da criança seja prazerosa, e que proponha a mesma de ter oportunidade de se integrar-se e socializar com este “mundo“ que a influenciam sobre este processo que é o Desenvolvimento.
- JUSTIFICATIVA
A fundamentação da pedagogia nos leva a crer que todo trabalho feito com a criança deve ser voltada para o prazer, bem- estar e desenvolvimento dela , ou seja a Criança é o foco de tudo.
A elaboração desta pesquisa foi de fato para ter o conhecimento de como trabalhar com a criança no ambiente escolar assim colaborando com o desenvolvimento dela, valorizando suas determinadas faixas etárias.
Tendo como base, o teórico Jean Piaget fomos a campus para analisar as crianças e verificar se o seu desenvolvimento condiz com sua faixa etária. Pois segundo a Bock (2000) para Piaget “Todos passam por essas fases, nessa sequencia, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais.”
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Cunha (1986), Jean Piaget nasceu em Neuchatel no ano de 1986. Membro de uma família abastada e culta mostrou desde cedo um grande interesse pela vida. Seu entusiasmo por fosseis e moluscos abundantes nos lagos suíços o leva a dedicar boa parte de suas horas de lazer infantil a trabalhar como ajudante do diretor do Museu de Historia Natural de Neuchetal. Entre os 11 e 18 anos, publica uma seria de observações e trabalhos em revistas especializadas.
Segundo Cunha (1986) na adolescência suas crises afetivas e intelectuais surgem marcadas por uma intensa problemática religiosa, acostumado ao rigor do pensamento que o caracteriza naturalista, assim como a importância decisiva dos fatos, impressiona-se com a debilidade dos argumentos destinados a demonstrar a resistência a Deus, a crise religiosa conduz o jovem Piaget diretamente a filosofia.
Segundo Piaget (1998), da macalogia passou a biologia, da biologia passou a filosofia através da crise religiosa, e da filosofia passou a biologia, mas substituindo a questão da fé religiosa pelos problemas do conhecimento, este parece ter sido o caminho que conduziu Piaget a abordar o estudo do conhecimento através de uma epistemologia de natura biológica. No entanto a falta de suporte experimental da filosofia choca-se fortemente com sua formação de cientista, o que leva Piaget a convencer-se de que seu projeto de elaborar uma epistemologia biológica, ou seja, uma teoria do conhecimento baseada na biologia, não pode sustentar-se unicamente como especulações filosóficas, pois precisa de uma base empírica que permita estabelecer uma ponte solida entre a biologia e epistemologia. Em 1918 recebe o titulo de doutor em ciências naturais, pela Universidade de Neuchatel. Em 1919 faz buscas em Paris, onde desenvolve uma intensa vida acadêmica, onde assisti cursos de psicologia, logica e filosofia.
MARCOS IMPORTANTES
Segundo Cunha (1986) -Em 1923 Piaget se casa com Valentine Chatenay, uma de suas primeiras colaboradoras com quem teve três filhos: Jacqueline, Lucienne e Sament.
Segundo Cunha (1986) -Piaget observa, experimenta, acumula e sistematiza as informações sobre seus próprios filhos.
Segundo Cunha (1986) -Entre 1936 e 1945 escreveu três livros sobre observações sensórias motoras.
Segundo Cunha (1986) morreu então aos 84 anos em Genebra, Suiça no dia 16 de Setembro Jean Piaget, deixando mais de quarenta livros e um grande numero de artigos, ficando conhecido como o pai da psicologia infantil.
...