A Analise No Racismo
Por: taliaa3337 • 14/6/2020 • Artigo • 389 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
Foz do Iguaçu, 24 de março de 2020
Talia Fracaro
Psicologia – 5/7P.
ATIVIDADES ONLINE
Aula Dia:24/03/2020 | Disciplina: Psicologia Social 2 |
Sobre o artigo “As novas formas de expressão do preconceito e do racismo”, elabore uma resenha crítica sobre a questão: “Racismo e preconceito, são manifestações inerentes ao ser humano?”, apresente seu ponto de vista sobre o tema – fundamentando-o. Apresente a definição de racismo e as definições das “novas” formas pelas quais o racismo e o preconceito se manifestam.
Racismo e preconceito, são manifestações inerentes ao ser humano?
O racismo e o preconceito são tão antigos quanto atuais, percebidos como um problema que outras pessoas possuem, pois é pouco admitido por cada pessoa como prática particular, mas entendido como uma prática existente e corriqueira na sociedade. Uma atitude preconceituosa parte de um comportamento hostil contra outra pessoa, pelo fato de a mesma estar em um grupo desvalorizado socialmente, conforme a quantidade de possíveis grupos desvalorizados pela sociedade, há a mesma quantidade em possibilidade de preconceitos.
Enquanto o preconceito é entendido por uma atitude, o racismo se difere dele por se constituir em um processo de exclusão social, demarcado hierarquicamente e expressado por meio de uma discriminação a alguém que é diferente em quesitos físicos externos, ou seja, quando uma atitude preconceituosa é dirigida conforme características do outro, que sejam de caráter fenotípico ou físico, trata-se de preconceito racial, ou racismo e a essas características externas são atrelados significados quanto aos comportamentos já esperados.
Ao longo do tempo as formas de expressão do racismo se modificaram, tornando-se não tão diretas e por vezes camufladas. A lei interfere nesse processo de mudanças da expressão do racismo, mas ele não deixa de existir, sendo reconhecidos por racismo simbólico, pertencente aos americanos e demonstra a intolerância com as mudanças que ocorreram socialmente, racismo moderno, onde se pensa que os negros estão recebendo a mais do que deveriam, até mesmo a mais que os brancos, o racismo aversivo, caracterizado por americanos brancos que vivem conflitos pelos valores igualitários aos negros. Há também o racismo cordial, presente entre os brasileiros e que é camuflado em atos que fingem não representar racismo. Seguem gritantes as incoerências em pesquisas sobre a forma de sentir a presença do racismo e a prática do mesmo, as pessoas admitem que ele existe, mas não admitem praticá-lo, o que pode ser um grande desafio na luta contra o racismo.
...