A Atividade de Psicologia
Por: Mayane Reis • 26/11/2018 • Trabalho acadêmico • 283 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
Atividade
- De fora clara e objetiva discorra sobre o conceito de individuo biopsicossocial.
De acordo com a organização da OMS, a definição do individuo se da em três dimensões: saúde física, saúde psicológica e saúde social.
- Saúde Física: corpo vigoroso e livre de doenças. O individuo com hábitos e estilo de vida saudável.
- Saúde Psicológica: ter boa autoestima. Ser capaz de pensar de forma clara. Estabilidade emocional.
- Saúde Social: boas habilidades interpessoais. Relacionamentos significativos (familiares, amigos, sociais, amorosos e etc..).
O modelo biomédico tem como vertente, explicar a saúde e a doença, já os fatores psicológicos combinas com os fatores de risco para gerar doenças.
- Discorra sobre a importância da tríade do paciente- família e equipe de saúde para o processo de adoecimento e hospitalização.
A família junto com a equipe de saúde passa pelo processo de diagnosticar o paciente diante da situação e humaniza-lo. Diante dessa situação, o papel do profissional é não esquecer trazer as crenças, seus significados do paciente que está passando por uma limitação, ter consciência que ele é um sujeito e não rotulá-lo diante da sua enfermidade.
Quando o individuo encontrar-se acamado, ele se sente inútil, pois não tem responsabilidade e fica dependendo dos outros, a partir desse momento, pode criar mecanismo de defesa e mudanças de comportamentos. A família tem como fator relevante a conscientizar o sujeito que tem potencialidades, resinificar o seu papel e seus projetos de vida. Os profissionais capacitados e quando trabalha em humanização, o paciente passa por um bem-estar, o ambiente harmonioso... Enfim trazendo benefícios para todos.
Referências:
MOTA, Roberta Araújo; MARTINS, CG de M.; VÉRAS, Renata Meira. Papel dos profissionais de saúde na política de humanização hospitalar. Psicologia em Estudo, v. 11, n. 2, p. 323-330, 2006.
...