A Avaliação de Personalidade
Por: Raynara.soares • 2/12/2021 • Trabalho acadêmico • 827 Palavras (4 Páginas) • 221 Visualizações
Laudo Psicológico
- Identificação
Autor: Raynara Ribeiro Soares (aluna)
Interessado: Universidade Unis
Assunto: Teste de personalidade
Nome do candidato: Raynara Ribeiro Soares
Data de nascimento: 26/04/2000
- Descrição da demanda
Este laudo tem como objetivo o aprendizado da avaliação psicológica, para maior compreensão e aprendizagem sobre o teste de personalidade, realizado pela aluna Raynara Ribeiro Soares, com a orientação da professora Cissa, com o intuito de avaliação da segunda etapa do semestre.
- Procedimento
Foi realizado no dia 28 de novembro de 2021 o teste palográfico, para coleta de informações do teste de personalidade, que foi aplicado por uma aluna e corrigido com a orientação da professora, para explicar o processo e tirar dúvidas. Todo o processo, desde a aplicação, quanto a correção, tem como principal objetivo a aprendizagem, portanto, os fatores ambientais e físicas não foram das mais adequadas, e a aplicação foi realizada pela aluna Raynara, e a correção pela mesma, com o objetivo de aprender tanto a aplicação, quanto a correção correta.
- Analise
Interpretação quantitativa: superior ou muito alta (915 palos): “indica rendimento superior no trabalho, capacidade de produzir muito acima da média”. Ritmo NOR baixo (2,7): “O ritmo com que desenvolve suas atividades denota estabilidade no ritmo de produção, que permite desenvolver tarefas com certa uniformidade.”
Distância entre palos: normal ou média (2,8), que “Indica equilíbrio, ponderação, preocupação em alcançar os objetivos, boa capacidade de organização e método (Minicucci, 2002).”
Tamanho dos palos: normal ou médio, “significa equilíbrio e ponderação com domínio da conduta, afetividade estável e adaptação ao meio, ordem, reflexão, constância, atenção (Minicucci, 2002).”
Impulsividade aumentada (7.0)
Distância entre linhas (8,9;9,4), “Expressa maior afastamento no contato com outras pessoas, excesso de cautela nas relações interpessoais. Se ocorrer junto com linhas descendentes e uma distância superior a duas vezes a altura média dos palos no teste, poderá significar sentimento de inadequação (Pierry Neto, 1995). Pode indicar capacidade de planejamento estratégico (Camargo, 1999)”
Margem esquerda diminuída ou estreita, “É sinal de introversão, de timidez, recato, prudência nos contatos, necessidade de reflexão e demora para tomar decisões, falta de espontaneidade, agressividade reduzida nos primeiros contatos (Minicucci, 1976, 2002).”
Margem direita normal ou média, “Denota também autocontrole adequado e boa canalização dos impulsos (Simón, 1992).”
Margem superior muito aumentada (15,0), “indica comportamento de contenção diante de autoridades, necessidades de distanciamento em relação aos outros, distinção, elegância e defensividade (Minicucci, 1997, 2002).”
Inclinação dos palos vertical ou reta, “Relaciona-se a atitudes aristocráticas, desconfiança e intransigência (Camargo, 1999).”
Direção das linhas horizontal ou retilínea normal, reflete maturidade nas decisões e na atuação, lealdade, hábito, rotina.
Interpretação qualitativo: rapidez com palos ordenados: “indica atividade, capacidade para executar as tarefas, vivacidade, adaptação fácil às situações e facilidade para resolver problemas e rapidez nas decisões.”
Gráfico de rendimento: horizontal rígido: “reflete pessoa obsessiva por detalhes e organização, com rigidez da personalidade (Pierry Neto, 1995).”
Tamanho dos palos: irregular, “É sinal de emotividade, que é uma tendência a reagir fortemente às emoções, com propensão ao desequilíbrio fisiológico e psicológico (Minicucci, 2002).”
Margem esquerda irregular, “Revela ainda emotividade e autocontrole deficiente (Simón, 1992)”
Margem direita irregular, “Significa instabilidade nos contatos sociais, com momentos de introversão e de extroversão (Minicucci, 2002). Também revela ansiedade na adaptação, desconfiança e ambivalência, insegurança no contato com figuras de autoridades, ansiedade e insegurança para tomar decisões (Pierry Neto, 1995). Relaciona-se à emotividade, desorganização do tempo e da energia em geral (Simón, 1992).”
...