A CONQUISTA DO PARAÍSO
Por: Katya Nascimento Costa • 21/4/2018 • Resenha • 1.534 Palavras (7 Páginas) • 1.041 Visualizações
1492 - A CONQUISTA DO PARAÍSO
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
1º SEMESTRE GRADUAÇÃO
1492 - A CONQUISTA DO PARAÍSO
Aline Santos De Jesus
Beatriz De Araújo Loureiro
Gustavo Alencar Silva Almeida
Katya Nascimento Costa De Souza
Leila Tatiana Amadio Toscano
Stefanye Barbieri Dos Santos
Santana de Parnaíba
2017
Aline Santos De Jesus
Beatriz De Araújo Loureiro
Gustavo Alencar Silva Almeida
Katya Nascimento Costa De Souza
Leila Tatiana Amadio Toscano
Stefanye Barbieri Dos Santos
1492 - A CONQUISTA DO PARAÍSO
Trabalho de história da psicologia apresentado na instituição de ensino UNIP como requisito básico para a conclusão 1° semestre da graduação no curso de psicologia.
Orientador (a): Fabiana Maiormo
Santana de Parnaíba
2017
Ficha técnica, filmes em que o diretor participou, outros filmes que tratam do mesmo tema e resumo do filme 1492 – A conquista do paraíso.
Direção: Ridley Scott
Produção: Mimi Polk Gitlin e Alain Goldman
Roteiro: Roselyne Bosch
Elenco: Gérard Depardieu
Sigourney Weaver
Armand Assante
Fernando Rey
Gênero: Aventura / Histórico / Biográfico
Música: Vangelis
Cinematografia:Adrian Biddle
Companhia(s)
produtora(s): Gaumont Film Company
Légende Enterprises
France 2
Due West
CYRK Films
Distribuição Paramount Pictures (Estados Unidos)
Pathé (Reino Unido)
País: EUA/França/Espanha
Ano de produção: 1992
Duração: 140 minutos
Lançamento no Brasil: 27 de novembro de 1992
Idioma: Inglês
Orçamento: US$47 milhões
Receita: US$ 7,191,399
Ridley Scott, diretor do filme 1492 – A Conquista do paraíso, é um renomado diretor que realizou trabalhos em filmes muitos famosos dentre os quais podemos citar: Allien (1979), Blade Runner (1982), Gladiador (2000) e Marte (2015). Se pudermos enumerar todos os filmes dirigidos por ele, chegamos a uma lista de mais de 20 filmes, sendo eles: O Duelistas; Alien, O Oitavo Passageiro; Blade Runner - O Caçador de Androides; A Lenda (1985); Perigo na Noite; Chuva Negra; Thelma e Louise; Tormenta; Até o Limite da Honra; Gladiador; Falcão Negro em Perigo; Hannibal; Os Vigaristas; Cruzada; Reino dos Céus; Todas as Crianças Invisíveis; Um Bom Ano; O Gângster; Rede de Mentiras; Robin Hood; Prometheus; O Conselheiro do Crime; Êxodo: Deuses e Reis; Perdido em Marte.
Existem vários filmes que relatam o conceito histórico da época que foi retratado na cinebiografia 1492 – A Conquista do Paraíso, mas entre os mais conhecidos podemos citar: O Nome da Rosa, Cristovão Colombo-A Aventura do Descobrimento, Cruzada, Coração Valente e Joana D´Arc.
O filme 1492 - A conquista do Paraíso, se trata da história de Colombo na conquista das Américas, que naquele momento acreditava-se que eram as Índias. O filme retrata o tipo de colonização que ocorreu da corte espanhola para com as colonizados da America central e do sul. O principal foco da corte seria extrair minerais, e produtos que trariam riquezas a Espanha. Como a “terra prometida” não ofereceu o que a corte espanhola estava esperando como retorno, Colombo sofreu muitos preconceitos da sociedade e corte naquele momento. E, somente após descrição de seu filho em um diário, conseguiu renome e reconhecimento de ter chegado ao paraíso.
Resenha
Colombo era um imigrante genovês visionário que tinha um sonho de navegar e provar que poderia chegar ao rico continente asiático através do ocidente. Após ter uma recusa de Portugal, que era o principal país mercante da época, sobre o financiamento de sua viagem à Índia, Colombo com a ajuda de um monge consegue uma audiência com o Conselho da Universidade de Salamanca e teve a oportunidade de explicar sobre sua proposta de chegar as Índias atravessando o ocidente e esta ideia foi contra os estudiosos que pertenciam ao conselho, pois eles acreditavam nos estudos de Aristóteles, Erastóteles e Bartolomeu que propunham que a Terra tinha apenas 21 mil léguas de circunferência. Cristovão expõe seus motivos que eram a busca de riquezas, ouro, especiarias, além de levar a palavra de Deus e fazer com o povo se tornassem súditos de Espanha e Castilha. Apesar de o conselho ouvir todos os seus objetivos não quis financiar a viagem de Colombo.
O contexto histórico e religioso da época era marcado por guerras e pela inquisição, esta última era contra todo aquele que tinha o pensamento e a atitude contrária ao que a igreja católica pregava, e os que eram considerados hereges eram queimados em praça pública. Cristovão Colombo, vivendo neste mundo onde seus pensamentos e teorias poderiam levar a sua morte e a de sua família, em um momento de explosão briga com os monges que lhe acolheram desde sua chegada a Espanha, depois do ocorrido teve que cumprir penitência.
No final de sua penitência, Colombo foi procurado por Martin Pilson, que o apresenta a um banqueiro que finalmente o leva ao encontro da Rainha Isabel I. Ela, por sua vez, mostra-se bastante cativada com os ideais de Cristovão e contrariando o conselho, financia com a ajuda do banqueiro, sua expedição ao Novo Mundo.
O apoio da princesa se deu devido a uma crise financeira que a corte espanhola vivia: com a expulsão dos mouros e dos judeus, que ocorreu devido à conversão ao cristianismo e sob pena seriam expulsos de Portugal, a Espanha necessitava urgentemente de novas fontes de riquezas e tinham interesses em ouros e mercadorias.
...