A CONSCIÊNCIA CORPORAL ADQUIRIDA GRADUALMENTE AO LONGO DOS PRIMEIROS TRÊS ANOS DE VIDA
Por: Beatriz Silva • 27/10/2019 • Resenha • 1.446 Palavras (6 Páginas) • 282 Visualizações
PERSONALISMO
LIVRO: HENRI WALLON – PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO –
CÁPITULO 3 - PÁGINAS 39 Á 49
- PERSONALISMO - estágio no qual está voltado a própria pessoa para enriquecimento do eu e a construção da personalidade.
[pic 1]
A CONSCIÊNCIA CORPORAL ADQUIRIDA GRADUALMENTE AO LONGO DOS PRIMEIROS TRÊS ANOS DE VIDA, JUNTAMENTE COM A CAPACIDADE SIMBÓLICA É CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA PESSOA.
[pic 2]
[pic 3]
A CONSCIÊNCIA CORPORAL É A CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE SI, PARA O PROCESSO DE DIFERENCIAÇÃO EU-OUTRO, E PODE SER COMPREENDIDA COMO OS PRIMEIROS PASSOS DA CONSTITUIÇÃO DA PESSOA.
[pic 4]
[pic 5]
PROGREESIVAMENTE, A CRIANÇA VAI TOMANDO CONSCIÊNCIA DE SI COMO SUJEITO SOCIAL QUE LUTA PARA SE INDIVIDUALIZAR, SE DIFERENCIAR, PARA SAIR DA MASSA INDISCRIMINADA, NEBULOSA E SINCRÉTICA EM QUE SE ENCONTRA.
A CONSQUISTA DESSE PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DE AUTONONIA GERA CONFLITOS.
[pic 6]
- As condições para a evolução da inteligência tem raízes no desenvolvimento da afetividade e vice-versa. Logo, para compreender a pessoa na respectiva psicogenética walloniana, é preciso compreendê-la a partir da integração da inteligência, da afetividade e do ato motor.
- No estágio do personalismo, a criança que até se referia a si própria na terceira pessoa do singular começa a fazer o uso constante do pronome pessoal na primeira pessoa: o “mim” e o “eu” substituem a terceira pessoa anteriormente utilizada.[pic 7]
Mostrando claramente uma evolução na linguagem como início da consciência de si – mesma maneira o possessivo “meu” fixa nas coisas direitos duradores, prerrogativas ou pretensões do eu.
- Esse estágio é marcado por três fases distintas:
[pic 8][pic 9]
OPOSIÇÃO
[pic 10]
[pic 11]
SEDUÇÃO OU IDADE DA GRAÇA
[pic 12]
[pic 13]
IMITAÇÃO
- OPOSIÇÃO
- Por volta dos três anos, inicia-se a crise de oposição ao outro.
- Necessidade de ser compreendida como busca de afirmação de si, de uma pessoa se constituindo, de um eu que apenas está iniciando sua diferenciação em relação ao outro.
- Prazer na contradição, no ato de confrontar por simples razão de experimentar sua indepedência, impondo-a - Fase de recusa e reivindicação.[pic 14]
[pic 15]
Afirma o seu EU, movimento de oposição ao outro assume características de confronto e de negatividade
- Distinção do eu e do outro é percebida primeiramente em relação aos objetos – sentimento de posse, desejo de propriedade e sentimento de competição.
“Apropriação do que é reconhecido como pertecendo aos outros” – Wallon.[pic 16]
...