A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA PARA OS OPERADORES DO DIREITO: DESTAQUE DE CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA O OPERADOR DO DIREITO
Trabalho Universitário: A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA PARA OS OPERADORES DO DIREITO: DESTAQUE DE CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA O OPERADOR DO DIREITO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emillytedesco • 18/11/2014 • 201 Palavras (1 Páginas) • 1.226 Visualizações
Nota-se, no texto de Sidney Shine, interessantes contribuições da psicologia ao operador do direito, além do importante papel do psicólogo forense, o qual tem se tornado cada vez mais um instrumento fundamental na prática jurídica.
Dentre as contribuições trazidas por essa interlocução psicologia/direito, tem-se em primeiro plano o reforço de dados aos advogados em casos de plena defesa que cabe no contraditório da ação, na qual supre uma carência de informações técnicas através de seu perito, sendo que, o advogado se “municia” de informações para melhor advogar para a sua parte.
Além disso, outra possibilidade de atuação da psicologia no direito, é o subsidio informacional, em que se fornecem melhores condições de apreciar o estágio de desenvolvimento psicossocial das partes. Característica essa que facilita na compreensão dos fatores que levaram a pessoa a cometer um crime e, ainda, a saber se esse indivíduo esta em plenas condições mentais de ser julgado de forma consciente ou se há a necessidade de uma internação judicial para tratamento mental desse criminoso.
Diante do exposto ficam claras as contribuições que a psicologia vem trazendo ao ramo do direito, proporcionando ao magistrado uma atuação provida de informações, o que possibilita um procedimento adequado e justo em cada caso concreto.
...