A Cultura de Privilégios Direito x Privilégios
Por: dessa.lobo • 1/4/2019 • Trabalho acadêmico • 314 Palavras (2 Páginas) • 124 Visualizações
A apresentação foi iniciada com a utilização de um jogo, denominado “jogo do privilégio”. Para isso, alguns alunos distintos serviram de voluntários para realização do mesmo. O jogo funcionava da seguinte forma, a cada pergunta feita sobre privilégios ou dificuldades, os voluntários deveriam dar um passo à frente, ou para trás respectivamente. Ao fim do jogo, os voluntários que estivessem mais a frente seriam mais privilegiados e os que ficaram para trás, menos privilegiados.
Através do jogo e da palavra “privilégios” pode-se observar que a mesma é sinônima da palavra desigualdade.
Direito x Privilégios
O direito se refere a tudo aquilo que tem validade para toda a população e é garantido pela legislação, independentemente de diferenças econômicas, físicas, socais e sexuais. Já os privilégios tendem a beneficiar apenas grupos sociais específicos, podendo estar presentes no âmbito do Estado, como as vantagens oferecidas a políticos ou até mesmo servidores públicos, mas também aparecem no âmbito social de forma simbólica.
Cultura de Privilégios
Na lógica da cultura de privilégios, a preocupação com o benefício coletivo não existe, mas sim o individual, específico e bem subjetivo. Portanto o objetivo particular se sobrepõe aos interesses da coletividade. O Brasil teve um passado de grande exploração e com a cultura de privilégios instituída de forma intensa e ao mesmo tempo inconsciente, por isso possuímos pouco conhecimento sobre cidadania. As conquistas democráticas e os direitos ainda são vistos como concessões ou favores cedidos pela classe dominante, o que acaba perpetuando às desigualdades e a dificuldade de acesso à riqueza por qualquer um.
Privilégios Sociais
Referem-se principalmente a políticas compensatórias, que consequentemente abrem melhores chances para distintos grupos sociais que não tiveram e nem teriam oportunidades iguais a grupos de certa forma “privilegiados” pelo sistema. Por exemplo, baseando-se em hierarquias raciais, na qual as diferenças são sinônimas de desigualdades, as vantagens sociais promovem um nivelamento e procuram relacionar os inferiores e os superiores dessa hierarquia.
...