A DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
Por: 252013 • 18/10/2017 • Projeto de pesquisa • 2.179 Palavras (9 Páginas) • 500 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
JACIONE MARQUES OLIVEIRA RA: B9662G-0
JAQUELINE ARAUJO GONÇALVES RA: T72416-3
MONIQUE EVANS DA COSTA SQUIAPATTI RA: C570FH-6
RAFAEL BRAGA BRANDALESE RA: T51306-5
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
SÃO JOSE DO RIO PRETO
2017
JACIONE MARQUES OLIVEIRA RA: B9662G-0
JAQUELINE ARAUJO GONÇALVES RA: T72416-3
MONIQUE EVANS DA COSTA SQUIAPATTI RA: C570FH-6
RAFAEL BRAGA BRANDALESE RA: T51306-5
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Psicologia Escolar, do curso de Psicologia da UNIP, campus São José do Rio Preto, sob a orientação do Professor: Ana Carla |
SÃO JOSE DO RIO PRETO
2017
RESUMO
O presente trabalho tem como objeto de estudo, as dificuldades de aprendizagem no ensino médio da Escola LONDON Em São Jose do Rio Preto, SP e visa analisar, detectar as causas e fatores que contribuem para tais dificuldades de aprendizagem, saber a quantidade de alunos que sentem essas dificuldades. O estudo será realizado com base em uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, enfocando as ideias de diversos autores da área, visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem, e discutindo as possíveis causas do fracasso escolar e as variáveis que interferem negativamente no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. É também uma pesquisa de campo de caráter qualitativo e quantitativo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário contendo quatro perguntas especificas lançados aos professores e coordenadores da escola abordados no decorrer da pesquisa como: o conceito de aprendizagem, o problema da dificuldade de aprendizagem e que ações pedagógicas são necessárias quanto ao enfrentamento da situação.
Palavras-Chave: Dificuldades de Aprendizagem, conceito de aprendizagem, Ensino médio
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
1.1. Apresentação 5
1.2. Tema 6
1.3. OBJETIVOS 7
1.4. Objetivo Geral 7
1.5. Objetivo especifico 7
1.6. Hipótese 8
1.7. Justificativa 8
2. METODO 9
2.1 Sujeitos 9
2.2 Instrumentos 9
2.3 Aparato de Pesquisa 10
2.4 Procedimento coleta de dados 10
2.5 Procedimento para a análise de dados 10
2.6 Ressalvas éticas 11
3. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 12
INTRODUÇÃO
Apresentação
No 6º semestre do curso de Psicologia da UNIP- Universidade Paulista foi solicitado um Projeto de Pesquisa, onde foi proposto o tema, e em cima deste elaborar um Projeto de Pesquisa.
A professora apresentou o tema em evidencia “Dificuldades de aprendizado” e deu a possibilidade de escolher os períodos de aprendizado da criança e/ou adolescente.
O período escolhido para este projeto foi o Ensino Médio, onde a principal questão será desvendar através dos professores e coordenadores da escola LONDON onde consistirá em uma entrevista visando a dificuldade de aprendizado pelos professes e coordenadores, e o que se pode fazer ou já está sendo feito a esse respeito.
De acordo com algumas teorias educacionais podemos notar que são classificadas em dois grandes grupos: as teorias não críticas e as teorias crítico-produtivistas.
Em uma o professor é o centro do processo de ensino, o aluno deve assimilar o conhecimento selecionado e transmitido pelo professor. E a outra é uma teoria pedagógica baseada nos princípios da biologia e da psicologia. Acredita-se que os homens são essencialmente diferentes, cada indivíduo é único, não se repete. E o professor deve ser um estimulador, um orientador da aprendizagem cuja principal iniciativa deve ser do aluno, não há preocupação com o conteúdo pedagógico, mas com o processo de aprendizagem, o importante é aprender a aprender.
O tipo de escola proposto implicava em custos mais elevados que a escola tradicional um dos motivos pelos quais ela não altera positivamente o panorama educacional na rede pública de ensino, mas aprimora a qualidade de ensino destinado às elites.
A partir desta problemática partimos para pesquisas em revistas, jornais, e também conversar com pessoas interessadas no assunto visualizando a possibilidade de efetuar um projeto de pesquisa a partir daí.
Foi decidido efetuar uma pesquisa qualitativa e quantitativa, e com essa intenção descobrir como ficará a qualidade de ensino.
...