TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dificuldades Do Ensino De Matemática Para Alunos Com TDAH

Por:   •  24/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.641 Palavras (11 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

BÁRBARA DA SILVA CARVALHO (RA:11202111548)

LARISSA CAVALHEIRO BRAUN (RA:11202130556)

ORIENTADOR: PROFESSORA DOUTORA DANUSA MUNFORD

 

QUAIS AS DIFICULDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TDAH

Projeto de Pesquisa elaborado para a disciplina de Metodologias de Pesquisa em Educação

Santo André - SP

Agosto, 2022

  1.  Apresentação

A partir dos comandos iniciais da Professora Danusa, foram formuladas algumas questões: por Bárbara, sobre as dificuldades na aprendizagem e no ensino de matemática no ensino básico e, por Larissa, sobre os alunos neuro divergentes e como os métodos de ensino eram majoritariamente elaborados para neurotípicos.

A matemática, com o passar do tempo, sempre esteve contrastante à divergentes áreas do conhecimento, tornando e respondendo muitas questões das necessidades do Homem, auxiliando-o a compreender o mundo que o rodeava. Ainda assim, com tanta importância, a disciplina de matemática tem por diversas vezes  um sentido negativo, que atua sobre os alunos, modificando o percurso escolar. A aprendizagem de matemática para a autora foi durante a vivência escolar, vista observando os colegas enxergada com muita dificuldade, e muitas vezes seguidas pela reprovação na disciplina e ainda que aprovados, as dificuldades em utilizar os conhecimento adquiridos, não era efetivado com sucesso, o que resultava em insucesso na disciplina, contribuindo com a baixa auto-estima.

        A neuro divergência e as questões de inclusão em sala de aula são uma pauta que começou a ser mais reconhecida, principalmente durante a pandemia e o aumento da preocupação com a saúde mental dos indivíduos. Além disso, é um assunto que sempre foi de interesse da autora, que já estava familiarizada com a área.

Ao longo das semanas, com maior detalhamento das perguntas, uniram-se os dois interesses em um projeto só: quais as dificuldades do ensino de matemática para alunos neuro divergentes?

Dentro da neuro divergência há muitos casos específicos, dos que se destacaram o Transtorno do Espectro Autista e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Ao realizar buscas por Sites conhecidos - como Web of Science e o CAPS - percebeu-se a ligação direta que muitos artigos faziam entre o TDAH e a matemática. Dessa forma, inicia-se nosso projeto elaborando a questão principal que guiaria nossas ideias e pesquisas a partir deste ponto.

  1.  O problema da pesquisa e a justificativa

        O problema a ser investigado é a(s) dificuldade(s) na aprendizagem de matemática por alunos dentro do Transtorno De Déficit de Atenção com Hiperatividade.

        Há um interesse pessoal pelo assunto. Ambas as autoras possuem esmero por livros e trabalhos que contemplam as duas partes essenciais que formam o problema: matemática e neuro divergência. Mesmo que seja mais comum encontrar os dois temas separados, surgiu a ideia de unir as duas coisas em um projeto.

        Ademais, quando buscamos por palavras chaves em arquivos científicos, percebemos a grande quantidade de trabalhos neste âmbito em específico, estabelecendo ligações entre a matéria de exatas e a neuro divergência, preocupando-se com os alunos que precisam de atenção especial em sala de aula.

        Em grande maioria, os artigos eram estudos de caso. Estudavam apenas um(a) aluno(a) e os fatores que influenciam seu desenvolvimento escolar. Bem como havia uma preocupação, geralmente, em incluir os familiares, professores e coordenadores neste processo que tinha como fim, além de obter dados científicos, melhorar as condições de aprendizagem de matemática para aquele indivíduo em específico.

        Ou seja, tornou-se evidente que existem estudiosos interessados na área em que o problema se encaixa, já trabalhando em coleta de dados, pesquisas e etc.

  1.  Revisão de literatura

         No artigo TDAH e Matemática: implicações na prática escolar as autoras descrevem as atividades que foram desenvolvidas com alunos com características do TDAH e que possuem defasagem de aprendizagem na disciplina de matemática. Durante o artigo é descrito como no ambiente escolar os sintomas de alunos com TDAH mostram-se com maior evidência uma vez que, as ações de atenção e organização, que são de extrema necessidade na escola, são comprometidas. Assim, o aluno com TDAH,alega comprometimento no rendimento escolar por conta das barreiras em prestar atenção, observar e permanecer atento em detalhes cotidiano, e também centralizar-se em uma única atividade até o fim. Tendo em vista tais alegações, o artigo em questão adota procedimentos para o ensino de matemática A aprendizagem pela resolução de problemas e Jogos temáticos. A opção pelos jogos se deu por estes proporcionarem nas aulas de matemática uma mudança nas práticas pedagógicas geralmente adotadas e, comumente apoiadas no livro didático com a resolução de exercícios mecânicos e repetitivos. Segundo Smole, Diniz e Milani (2007):    

Os jogos auxiliam o desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização. Estas habilidades desenvolvem-se porque ao jogar os alunos têm a oportunidade de resolver problemas, investigar e descobrir a melhor jogada; refletir e analisar as regras; estabelecendo relações entre os elementos do jogo e os conceitos matemáticos. Enfim, o jogo possibilita uma situação de prazer e aprendizagem significativa nas aulas de matemática.

Optou-se pela Resolução de Problemas, uma vez que se visa com esta metodologia compreender o que se pede e buscar maneiras diferenciadas para se obter a resposta correta, adotando uma atitude de investigação. (SMOLE, DINIZ E MILANI, 2007).

        Nas considerações finais, uma perspectiva amplamente exaltada é a variedade e qualidades de possibilidades proporcionadas pelos jogos e as resoluções de problemas, porque ainda que não sejam ações inovadoras, estas detêm inúmeras referências de práticas, sem serem dependentes do conteúdo, sendo que a utilização de ambas autorizam a junção do concreto com o lúdico. Assim, estas carregam possibilidades de execuções condizentes com as características de alunos com tdah.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com