A Deficiência Intelectual
Por: mjportugal • 21/11/2017 • Trabalho acadêmico • 271 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
Larissa tem deficiência intelectual, que é caracterizada por um baixo funcionamento cognitivo, que não corresponde à média esperada. É derivada por aspectos multifatoriais, há uma alteração no desenvolvimento do cérebro, essas causas podem ser originadas por fatores genéticos, problemas ocorridos durante o parto ou na gestação.
Essa deficiência pode apresentar falta de interesse pelas atividades dadas em sala de aula; pouca interação com os colegas e professora; dificuldade em coordenação motora, dificuldade para identificar letras, desenvolver a fala de maneira satisfatória, dificuldade em se adaptar aos mais variados ambientes, esquecer o que já foi aprendido; entre outros,
Para a intervenção nesse caso, é necessário fazer uma avaliação psicológica, aplicar testes que avaliem a inteligência, bem como o raciocínio de Larissa, poderia ser utilizado o Teste de Quoeficiente de Inteligência. No caso de baixo repertório de habilidades sociais, poderia ser aplicado o Inventário de Habilidades Sociais Del Prette.
É necessário avaliar o ambiente em que Larissa está inserida e as condições adaptativas da mesma, pois é necessário que haja uma intervenção do profissional não apenas com Larissa, mas no contexto escolar e familiar, orientando de maneira clara as pessoas envolvidas, como agir diante deste caso.
Para Larissa, é importante uma reabilitação cognitiva, usando técnicas remediadoras, estratégias compensatórias ou adaptativas.
Pelo seu baixo repertório de habilidades sociais, é importante desenvolver treinos de competência sociais. Para ampliar o seu nível de comunicação e linguagem, pode ser utilizado a ludoterapia, pois trata-se de uma técnica, onde a pessoa pode exprimir seus sentimentos, tensões, medos de uma maneira lúdica, sem precisar de uma comunicação verbal.
...