A Dinâmica do trabalho de grupo - Resumo do primeiro capítulo
Por: Denise Zimmermann • 17/11/2016 • Resenha • 26.812 Palavras (108 Páginas) • 1.709 Visualizações
CASTILHO, Áurea. Liderando grupos: um enfoque gerencial. 3. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. 123 p.
Liderando Grupos: Um enfoque gerencial.
APRESENTAÇÃO
Normas, regulamentos, tarefas, conhecimentos, disciplina rígida. Há quanto tempo ouvimos, somos ensinados, repetimos, exigimos... Os tempos mudaram!
O momento que vivemos é de rápidas e constantes mudanças — os velhos paradigmas caíram.
Neste contexto, um profundo saber técnico não é mais suficiente para um bom desempenho gerencial. Outras habilidades e conhecimentos passam a ser exigidos e, nesse sentido, a compreensão da dinâmica dos grupos nas organizações se apresenta como extremamente importante, fundamental.
O contato com o trabalho de Áurea Castilho permitiu-me um maior entendimento e sensibilidade para com esses aspectos que permeiam o dia-a-dia de uma organização.
Áurea traz consigo, além de excelente bagagem acadêmica, uma rica e intensa experiência como terapeuta, consultora e executiva de empresas. Seu trabalho se valoriza e legitima, à medida que é fruto de um aprendizado vivencial.
05
Este livro, apresentado em linguagem simples e acessível e com riqueza de conteúdo, possibilita-nos contatar com o como e o por que as pessoas se agrupam, se movem e se transformam.
É ferramenta oportuna para os que hoje transitam em áreas de gerência, administrando tarefas e conduzindo pessoas. Abre um caminho para o aprofundamento do conhecimento humano e para o entendimento de que muito mais do que um mero recurso, as pessoas atuam no seu trabalho como seres completos, plenos em todas as suas dimensões.
Celso Fernando Lucchesi
Superintendente do Departamento de Exploração da Petrobras (DEPEX)
06
DEDICATÓRIA
Quero dedicar este trabalho a todas aquelas pessoas com quem tive a oportunidade de trabalhar dentro das organizações, em particular ao corpo gerencial e aos consultores internos das áreas de Informática, Organização e Métodos, e Recursos Humanos, esta, sobremaneira, dando-me a oportunidade de experimentar, investigar e aprender.
Inúmeras foram as organizações pelas quais passei nesta trajetória, com suas particulares culturas.
Centenas de gerentes com os quais convivi, com os mais diferentes estilos administrativos.
Técnicos compromissados e buscando sempre fazer o melhor para a sua organização, mesmo quando lhes parecia estar remando contra a correnteza.
Para vocês, com quem aprendi e tanto dividi incertezas, entusiasmo, alegria, dissabores, incompreensões, coragem para ousar e paciência para compreender o momento para a melhor oportunidade, é que repasso e compartilho esta experiência, transformada em livro.
07
AGRADECIMENTOS
Quero reparar uma falha cometida na primeira edição deste livro, que foi não ter sido editada a página com os meus agradecimentos àquelas pessoas que compartilharam comigo, de alguma forma, mais um sonho realizado.
Como dois anos já se passaram, e muitas coisas e aprendizados foram vividos, naturalmente tenho mais a quem agradecer.
A gestação de um livro envolve um tempo de vida, onde com ele se vive intimamente e onde se deixa de compartilhar com amigos outros momentos significativos.
Quero agradecer a Norma Rodrigues, Fátima Lopes e Luiz Gonzaga Leal o incentivo para que minhas idéias saíssem para o papel.
A Eneida Leitão pelo apoio administrativo que me permitiu ter tempo necessário para investir neste projeto.
A Lourival da Conceição e Teresa Nunes, que fizeram as críticas necessárias para que o texto pudesse sair da forma mais clara e inteligível.
09
A Fábio Fraga, que investiu muito de sua energia no vaivém da digitação deste texto na sua primeira edição.
Aos editores pela confiança e pelo respeito ao meu trabalho.
Há pessoas especiais com quem tenho vivido e aprendido incrivelmente nestes últimos anos, que, com suas magias pessoais, me fazem ampliar certas referências teóricas, e, mais do que tudo, estão possibilitando não só me redimensionar como pessoa, como aprender a recontextualizar as leituras dos processos de grupo e de crescimento pessoal.
A todos vocês, que não só fazem parte deste livro, mas de minha vida, dedico afetuosamente mais este sonho realizado nesta 2ª Edição.
10
PREFÁCIO À SEGUNDA EDIÇÃO
É com imenso prazer que já começamos a ver um novo ritmo, uma nova realidade sendo desenhada na nossa sociedade e no seio das organizações. Como o processo será lento, mas certamente com avanços e recuos, será contínuo.
Executivos mais conscientes de seu papel, gerentes mais determinados a aprender e apreender uma nova realidade. Profissionais da área de Recursos Humanos reciclando linguagem e valores, reposicionando-se e indo ao encontro de novos movimentos de respeito e valorização do ser humano, não simplesmente no discurso, mas com uma nova prática.
É nessa reconstrução que se faz mais necessária a base da leitura da dinâmica dos grupos, de modo que se facilite a emergência dos talentos e dos recursos internos, e com isto se vá construindo, paulatina e consistentemente, equipes sólidas.
Nesta revisão mantivemos todo o livro original e acrescentamos três novos capítulos, ouvindo a sugestão dos nossos leitores e amigos.
11
Incluímos ainda um desenho final na análise das fases do processo de grupo, de modo que você possa ver graficamente o entrelaçamento das diversas variáveis do processo grupal.
...