A Discriminação Operante
Por: whoismands • 5/11/2018 • Relatório de pesquisa • 352 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
Curso: Psicologia
Disciplina: Análise Experimental do Comportamento
Docente: Profª Drª Gisele de Lima Fernandes Ribeiro
Nome: RGM
Tema: Apresente exemplo de uma situação cotidiana em que estejam presentes os conceitos discriminação e/ou generalização, além de conceito estímulo aversivo. Justifique a sua resposta.
A discriminação ocorre quando determinada resposta é reforçada a ser emitida com mais frequência apenas na presença de um estímulo discriminativo e, com isso, é possível alterar a probabilidade de um comportamento pela presença ou ausência desse estímulo. A generalização ocorre quando o controle que um determinado estímulo adquire é compartilhado com outros estímulos semelhantes à esse. Os estímulos aversivos são estímulos irritantes, desagradáveis e ameaçadores ao bem-estar do indivíduo, mas é considerado aversivo apenas quando, em uma situação em que é removido, reforça determinado comportamento, ou quando serve como punição.
Por exemplo, um sujeito está em determinada aula e, no meio de uma discussão (estímulo), decide opinar (resposta), quando termina, é elogiado pelo que disse (reforço positivo), logo, seu comportamento de participar da discussão foi reforçado, então, em outra aula, com características semelhantes à essa, ocorre a generalização, o sujeito decide opinar de novo e, como consequência, é criticado duramente. A partir dessas duas situações, reconhecerá a primeira aula como o ambiente em que pode debater, logo, a discriminação operante ocorreu, tornando o comportamento de debater nesta aula mais provável, pelo processo de generalização, decidiu opinar novamente, mas, com consequências diferentes, passará a não opinar mais na segunda aula, pois a crítica foi um estímulo aversivo, ameaçando o seu bem-estar, e caso não tivesse ocorrido, o sujeito continuaria a debater em ambas as aulas.
Referências:
SKINNER, B. F. Discriminação operante. Em: SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Tradução de João Carlos Todorov e Rodolpho Azzi. 7º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989/1953.
SKINNER, B. F. Aversão, evitação, ansiedade. Em: SKINNER, B. F. (1989). Ciência e comportamento humano. Tradução de João Carlos Todorov e Rodolpho Azzi. 7º ed. São Paulo: Martins Fontes.
...