A Entrevista Psicóloga Organizacional
Por: Fernanda Lopes Ricci • 10/5/2022 • Trabalho acadêmico • 547 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
FERNANDA LOPES RICI
MARIA RITA SERAFINI
ENTREVISTA PSICÓLOGA ORGANIZACIONAL
ENTREVISTA
Dados:
Nome: Dayanne Trindade R. Mocellin.
CRP: 14/08448-1
Idade: 24 anos
- Por que escolheu a psicologia?
R: Sempre fui uma pessoa comunicativa, gostava de conversar, de dar apoio aos outros, tentando ajudar. Isso me fez escolher a Psicologia com 14 anos.
- Além da graduação você possui mais alguma especialização? Se sim, quais?
R: Conclui minha Pós em Psicologia Organizacional e do Trabalho e atualmente estou cursando uma Pós em TCC-Terapia Cognitivo Comportamental
- Onde você fez a sua especialização?
R: A de Organizacional a UCDB e a TCC no Ipog.
- Como se deu a sua escolha para trabalhar como psicóloga organizacional?
R: Tive a oportunidade de estagiar na área durante minha graduação e me apaixonei. Desenvolver pessoas, poder contribuir de uma maneira positivo para que a trabalho seja melhor me fez querer tanto entrar na área. Fora flexibilidade que a organizacional me dá, de conhecer outros ramos e várias pessoas diferentes e os desafios de cada uma.
- Há quanto tempo você atua na área?
R: Tive a sorte de iniciar logo após concluir minha graduação em 2020. Então são 2 anos na área.
- Qual a empresa que você trabalha? E na prática qual a sua função dentro dela?
R: Hoje sou responsável pela equipe de RH do Grupo Conforti, uma franqueada Burger King em Campo Grande, onde operamos 6 lojas e mais de 150 colaboradores. Não somos uma RH Generalista, nosso foco é exclusivamente treinamento e desenvolvimento de pessoas e retenção de talentos.
- A graduação de psicologia prepara de fato o psicólogo para atuar dentro
das empresas?
R: Sendo sincera, não! Você tem acesso a teoria, mas a prática e os desafios do dia-a-dia, só atuando mesmo para aprender.
- Quais são as dicas que você daria pra quem quiser atuar nessa área?
R: É uma área incrível e muito gratificante! Os resultados da sua atuação são muito palpáveis. Mas você precisa ser uma pessoa comunicativa, flexível, ter disponibilidade de tempo e ser firme. É uma área de um mercado gigantesco e cada vez mais vem crescendo e as empresas sentindo a necessidade de um psicólogo, vale muito a pena!
Análise discussão teórica das informações
A psicóloga que entrevistamos atua na área de administração de pessoal que inclui análise do trabalho, recrutamento e seleção, planejamento de cargos, movimentação de pessoal, remuneração e benefícios.
A procura por psicólogos do trabalho tende a estar cada vez mais em alta, principalmente após a pandemia, que fez a sociedade voltar o olhar a saúde mental. Dentro do ambiente de trabalho não pode ser diferente, funcionários resilientes, satisfeitos, engajados, etc. tendem a apresentarem melhores resultados. Com isso, vemos que o psicólogo organizacional que mensura e avalia o bem-estar do time e a satisfação dos colaboradores com a empresa. Essa é outra atuação de extrema importância para as organizações. Quando os profissionais estão estressados, sobrecarregados e insatisfeitos, além de não gerarem resultados para a empresa, ainda há um impacto negativo na vida do colaborador, prejudicando, inclusive, as suas relações pessoais.
...