TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fundamentação Teórica

Por:   •  18/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

2. DESENVOLVIMENTO - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nesse capítulo será apresentado argumentações técnicas e cientificas sobre a história da psicologia, o papel do psicólogo em atuação na área da psicologia e as dificuldades enfrentadas entre/após uma pandemia.

2.1- Histórico e conceito da Psicologia Escolar

A Psicologia tem raízes filosóficas da Grécia Antiga, mais como ciência moderna foi criada por Wilhelm Wundt em 1879, ele foi o fundador do primeiro laboratório de psicologia experimental. Após isso muitos psicólogos se formaram e consolidaram cada dia a ciência desse campo do saber da vida psíquica dos homens, existe inúmeras maneiras de conhecer e se inserir nesse campo da psicologia. Através de investigações do comportamento humano tentando medi-lo, e controlá-lo, isso fez com que a Psicologia se tornasse um campo cientifico.

Psicologia Educativa é uma área da Psicologia Aplicada que existe desde 1940, mas que nas escolas surgiu em 1960. Stanley Hall foi um dos primeiros a fazer estudos nesta área. A psicologia escolar está longe de generalizar sua presença e ações em favor de alunos e professores, de se firmar como área de pesquisa e de se impor no contexto do ensino de psicologia no país. (CASSINS, 2007)

M. HERMETO, Carla, LUISA MARTINS, Ana. Globo livros (2016, p.17)

É sobre esse plano de fundo que nasceu a psicologia moderna. Tal como o pensamento filosófico herdara certas características regionais, a psicologia desenvolveu-se de maneira distintas em cada localidade: na Alemanha, psicologia com Wundt, Hermann Ebbinghaus e Emil Kraepelin adotaram uma abordagem extremamente cientifica.

Segundo Gonçalves (2015 p.2) “O desenvolvimento da psicologia passou por grandes transformações, sendo esta, produto de um conjunto de determinações históricas, nos quais alcançaram ideias que fundamentaram e possibilitaram seu estudo científico e sistemático, além do seu desdobramento até os dias de hoje.” a psicologia passou por vários estudos e por muitas etapas até se desenvolver enquanto ciência e estudar o comportamento humano.

Alguns psicólogos foram influenciados por Wundt como, Stanley Hall citado a cima e J.B. Watson que na educação, a teoria comportamental, defende que o comportamento do indivíduo pode ser moldado e ajustado, capaz de fazer com que uma criança tivesse determinada formação de caráter ou exercesse qualquer profissão que ela escolhesse. Essa teoria tem base em Behaviorismo metodológico.

Atualmente, a psicologia tem se desenvolvido em diferentes vertentes e práticas, tendo como base conceitual os conhecimentos do século XIX e os pensamentos de filósofos.

2.2- Papel do Psicólogo Escolar

O trabalho do psicólogo profissional deve ser definido em função das circunstâncias concretas da demanda a que deve atender, ’’pra que existe psicólogo?’’ O psicólogo ajuda a lidar com os problemas passados e caminhos sinuosos, para que não atrapalhem mais sua vida, ajuda também enfrentar os problemas com mais firmeza, segurança e adquirir maior conhecimento sobre si mesmo. Há alguns anos atrás, em 1968, um psicólogo francês, Marc Richelle, se colocava a questão sobre para que existiria psicólogos. A razão deste questionamento radicava no que ele qualificava de uma repentina e “inquietante proliferação de uma espécie nova” (RICHELLE, 1968, p. 7). Seus estudos eram baseados na teoria de Burrhus Frederic Skinner.

quando se examina de forma tranquila a psicologia podemos ver que em alguns momentos o papel desempenhado por alguns psicólogos, age com uma boa dose de razão. O problema, obviamente, reside nas próprias virtualidades da psicologia. Não se trata, portanto, de se perguntar o que pretende cada um fazer com a psicologia, mas antes de maneira fundamental, para onde vai, levado por seu próprio peso. Para Martín-Baró (1990a.), “a função de qualquer cientista social deve ser muito mais focalizada em transformar o mundo do que em explicá-lo”.

Voltado para área escolar, o papel do psicólogo é tratar diretamente com o aluno que tem algum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com