A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Por: hartmann0 • 28/4/2020 • Seminário • 651 Palavras (3 Páginas) • 1.090 Visualizações
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
2ª DESAFIO - Individual
Nome do Acadêmico: Vitor Hartmann Grupo 01
1ª Atividade (0,25). Como gerente de logística de uma empresa do segmento farmacêutico, você está preocupado com a produtividade dos diversos equipamentos instalados no Centro de Distribuição, muitos dos quais se constituem em posto de trabalho único para separação de diversas mercadorias. Sua preocupação é devida ao fato de que, de acordo com sua carteira de pedidos, você tem uma grande demanda programada para os meses subsequentes. Como a produtividade é função da eficiência operacional de cada posto de trabalho, você se questiona como analisar se os seus postos de trabalho têm capacidade para atender a demanda programada. O que você sugere?
Sugerimos que para analisar se os postos de trabalho têm capacidade para atender a demanda programada, será necessário analisar os seguintes pontos:
Precisão, a precisão é o alicerce do negócio se você não conseguir o que o cliente quer, no momento em que ele quer, seu sucesso terá os dias contados.
Disponibilidade, após a venda precisamos estar disponíveis para atender as dúvidas sobre os produtos, possíveis devoluções e qualquer outro problema que o consumidor tiver, e isso tudo precisar ser resolvido com eficiência e rapidez, devemos analisar se nossos postos de trabalho tem capacidade para atender a demanda.
Após analisar esses dois pontos, podemos analisar se nosso posto de trabalho tem capacidade para atender a demanda programada e assim, caso necessário realizar possíveis mudanças.
2ª Atividade. Responda o questionário (0,75).
Questão | 1 | 2 | 3 |
Principal | D | B | D |
Valor (Peso) | 0,25 | 0,25 | 0,25 |
1ª Questão. O setor de compras evoluiu ao longo dos anos, buscando um caráter cada vez mais estratégico e focado em práticas que buscam interligar todos os processos existentes para a obtenção de um melhor relacionamento entre os departamentos e entre todos os elos da cadeia de suprimentos. Para isso, o setor deve estar pautado em ações de transparência e que buscam ganhos para todos os envolvidos. Sobre o setor de compras e suas particularidades, avalie as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta.
- Na visão estratégica do setor de compras, a ênfase está na negociação de relacionamentos a curto prazo, desenvolvimento de fornecedores e redução do custo total, sendo o preço o item mais importante para a negociação de um comprador.
- O comprador tradicional apresenta uma visão do seu setor que foca em realizar pedidos de compras, analisando o custo-benefício e sua real pertinência, o custo financeiro e ganhos mercadológicos da compra.
- O comprador estratégico busca avaliar as oportunidades de compras, focando na criação de parcerias de longo prazo entre o fornecedor e a empresa. O preço uma das moedas de compra e não o único fator em pauta na negociação.
- O comprador deixou de se preocupar apenas com o volume para a compra, ele busca ampliar o número de fornecedores e variar as compras realizadas, com fornecedores diferentes a cada mês. Assim, terá maior poder de negociação e de comprometimento.
- Comprar melhor significa realizar as compras da empresa com menores custos, buscando uma mínima fidelização entre empresa e fornecedor. Dessa forma, há maior poder de barganha na negociação e é possível conseguir um preço melhor no mercado.
2ª Questão. A cadeia de valor da logística é composta por atividades primárias e secundárias. Das alternativas a seguir, qual indica uma atividade de apoio da cadeia de valor?
- Operações.
- Aquisição.
- Marketing e venda.
- Logística interna.
- Logística externa
3ª Questão. A infraestrutura da empresa é uma das atividades de apoio na cadeia de valor da logística. Das alternativas a seguir, assinale a que corresponde a essa infraestrutura.
- Ações ligadas ao planejamento, à qualidade, às gerências, etc.
- Ações que estimulem o desejo de consumir do cliente.
- Compras de insumos e produtos acabados e serviços.
- Ações que aumentem a performance dos produtos e serviços quando do uso de tecnologia.
- Práticas que visem ao reforço da marca ou ao diferencial de serviço como manutenção.
...