A Gestalt Terapia
Por: Layyyyyy • 1/11/2017 • Resenha • 1.005 Palavras (5 Páginas) • 1.147 Visualizações
GESTALT-TERAPIA
A Gestalt-terapia compreende que a realidade chega até todos nós, porém ela é processada e interpretada a partir de nossa história, a partir do nosso referencial. Significando desta forma, que nem sempre esta mesma realidade que chegou até nós e nos mobilizou, após o nosso processamento será a mesma realidade tal qual é quando está fora de mim.
Assim, diferentemente de outras abordagens que na verdade buscam chegar às profundidades do cliente, nas partes que não estão conscientes ainda, nas partes que ainda não foram ditas, a Gestalt-terapia procura chegar à superfície mais exterior do cliente, ou seja, na parte mais óbvia, o foco da terapia em tela perpassa justamente pela consciência, sentimentos, mensagens e o bloqueio à tomada de decisões – tudo do momento atual.
Então, ligar-se ao óbvio, novamente, seria para o neurótico o fim de uma cegueira para aquilo que está a um palmo do nariz, e ele não consegue perceber. Nisso, o terapeuta tem a tarefa de desafiar o cliente a aprender a trilhar um caminho onde possa fazer uso pleno dos seus sentidos, ou para evitar o óbvio ou para estar aberto àquilo que se apresenta no momento.
A Gestalt-terapia parte da crença de que o ser humano, carente de tratamento, encontra-se fora de sintonia, emocionalmente, não percebendo e não capturando o óbvio que está à sua volta no seu dia a dia, a qualquer momento. Assim, um dos objetivos seria tornar o cliente capaz de resgatar essa capacidade.
Awareness significa conscientizar-se, é tornar-se consciente pelo contato, pelo sentir, pela emoção, pela formação da gestalt de uma experiência vivida, presenciada, percebida, e acima de tudo registrada a partir do seu eu. É um processo que uma vez alcançado, é impossível de ser desfeito porque a consciência está dentro de nós, é a nossa visão de algo, é a nossa verdade. Seria como uma sensibilidade espontânea daquilo que surge na pessoa, quando esta faz, sente, ou planeja algo e é sempre a respeito de algo que está presente, ainda que a lembrança seja de muito tempo atrás.
A awareness pode ser compreendida como um dos objetivos da Gestalt-terapia, pois a mesma visa justamente tornar os clientes conscientes (aware) do que estão fazendo, como estão fazendo, como podem transformar-se e ao mesmo tempo, aprender a aceitar-se e valorizar-se.
No aqui e agora a Gestalt Terapia enfatiza o momento no qual ocorre o fenômeno temporal relativo ao passado e ao futuro. Trata-se de um conceito filosófico e holístico (aquilo que se completa diferente da soma das suas partes), que concebe a realidade e o modo de conviver com ela, bem como envolve a totalidade para uma gestalt plena, o que não se completaria caso o aqui e agora fossem separados.
O aqui e agora é a totalidade da experiência do indivíduo, registrando no frescor do momento, emoções e soluções para o cotidiano. Trata-se, ainda, de um momento privilegiado tanto na vida particular quanto na terapia, sem correlação com um imediatismo irresponsável, mas com completude do presente, das possibilidades do agir humano. Aqui e agora diz respeito também à clareza da gestalt, a qual não pode ser contaminada por forças do passado ou do futuro: o passado é cheio de lembranças inúteis e o futuro enseja fantasias incertas.
Na relação terapeuta e cliente na Gestalt-terapia, o primeiro seria conhecedor no assunto psicoterapia, enquanto que o segundo na maioria das vezes é leigo no tema, porém sabe muito bem daquilo que está sentindo. Eles estão em posições diferentes, mas isto não quer dizer que do ponto de vista de ser no mundo, eles não possam desenvolver uma relação simétrica.
A relação terapeuta-cliente é o núcleo do processo terapêutico, é o que fundamenta a Gestalt-terapia, propiciando uma estrutura de conjunto, formando uma Gestalt, pois o ponto comum que une estas duas pessoas é que vai dar segmento a este trabalho conjunto, que seria justamente as experiências e percepções do terapeuta como plano de fundo ligado ao primeiro plano que seria a consciência e reações do cliente. O encontro de ambos se dá no plano aqui e agora, sendo importante que o terapeuta partilhe, nesse ínterim, suas próprias percepções e experiências, proporcionando ainda feedback aos movimentos corporais do cliente, visando que este tome consciência do seu comportamento efetivo. Vale ressaltar que é de fundamental importância que haja autenticidade nesta relação estabelecida (terapeuta-cliente).
...