A História Da Psicologia
Exames: A História Da Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luiz93 • 22/10/2013 • 264 Palavras (2 Páginas) • 355 Visualizações
Nessa época o estudo da psicologia era alinhado ao conhecimento religioso já que a Igreja Católica monopolizava o poder econômico e político assim como todos os campos do conhecimento.
No século 19 a ciência ganha espaço e seu avanço torna-se necessário, o crescimento do capitalismo traz consigo o processo de industrialização para o qual a ciência deveria dar respostas rápidas e soluções praticas no campo da técnica.
Agora as respostas para os problemas da época eram buscadas na ciência e não mais na religião, o conhecimento tornou- se independente da fé o que contribuiu muito para a sua construção.
A partir dessa época a noção de verdade passa necessariamente a contar com o aval da ciência.
É em meados do século 19 que os problemas e temas da psicologia até então estudados exclusivamente pelos filósofos passam a ser investigados também pela fisiologia e pela neurofisiologia, os avanços que atingiram essa área levaram á formulação de teorias sobre o sistema nervoso central demonstrando que o pensamento, as percepções e os sentimentos humanos eram produtos desse sistema.
Foi no final do século 19 que a Psicologia ganha o status de ciência na medida em que se ‘’liberta’’ da Filosofia. Nessa época a Alemanha era o berço do estudo da psicologia científica onde pesquisadores como Wundt, Weber e Fechner trabalhavam juntos na universidade de Leipzig.
Embora a psicologia científica tenha nascido na Alemanha, é nos EUA que ela ganha um rápido crescimento resultado do grande avanço econômico do país. É lá que surgem as primeiras abordagens ou Escolas da Psicologia as quais deram origem a inúmeras teorias que existem atualmente.
...