A História da Psicologia
Por: LuMalacrida • 11/3/2019 • Trabalho acadêmico • 793 Palavras (4 Páginas) • 244 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA - CAMPUS 2
Alan Carlosda Costa – RA D426389
Ariana Britoda Silva – RA N186089
KarinaMelchertLima – RA D30BJB2
Luciane AraújoMalacrida – RA D25HAH7
Suelide Moraes – B1871B0
WILLIAN JAMES E O PRAGMATISMO
SÃO PAULO – SP
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA - CAMPUS 2
Alan Carlosda Costa – RA D426389
Ariana Britoda Silva – RA N186089
KarinaMelchert Lima – RA D30BJB2
Luciane AraújoMalacrida – RA D25HAH7
Suelide Moraes – B1871B0
WILLIAN JAMES E O PRAGMATISMO
Trabalho de pesquisa bibliográfica da disciplina História da Psicologia, para o primeiro semestre do Curso de Psicologia da Unip.
Orientadora: Profa. Maria Raymunda Ribeiro
SÃO PAULO – SP
2017
1 INTRODUÇÃO
O trabalho desenvolvido tem a intenção de levar ao conhecimento do leitor informações sobre William James, o precursor da psicologia funcional e pai do
pragmatismo.
Mais concretamente o trabalho fala sobre sua vida e sua formação acadêmica.
Descreveremos os pontos que levaram William James a ser considerado o maior
psicólogo americano, e o segundo mais importante da história da psicologia.
2 APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Willian James (1842-1910) o pioneiro da psicologia funcional,ele foi considerado o maior psicólogo americano e o segundo psicólogo mais importante na história da psicologia depois de Wundt, graduado em medicina (nunca exerceu) e filósofo, foi docente de filosofia em 1872, professor de fisiologia e anatomia a partir de 1873 e a partir de 1875 docente de psicologia em Harvard, estudou teologia, nasceu em 11 de janeiro de 1842, em uma família rica em Nova York.
Em 1861 teve problemas físicos: olhos, costas, estomago e pele. E de 1866 a 1872 teve depressão e neurastenia, com diversos sintomas nervosos, e durante esse período tentou vários suicídios.
Viajou em 1865 para o Brasil, Amazônia e Rio de Janeiro, para uma expedição científicaThayer, com LouissAgassiz, onde fez registros em seu diário e desenhou cenas da expedição, mas retornou após 8 meses por conta de ter contraído varíola.
Realizou viagens no exterior especialmente na Europa, e desenvolveu uma filosofia de vida, mais pelo desespero do que pelo intelecto, constatando seu grande interesse pela psicologia e pela filosofia e não na medicina.
Utilizou seus métodos empíricos à investigação de temas religiosos, estudou a existência de Deus, da imortalidade da alma, valores éticos e livre arbítrio, como origem da experiência religiosa e moral.
Casou-se em 1878, com Alice Gibbens.
Faleceu em 1910 em New Hampshire, Estados Unidos.
Participou da Sociedade Americana para pesquisas científicas e elaborou sua grande obra em 1890, que levou 12 anos para fazer, o tratado “O princípio de Psicologia”, com cem mil páginas, onde constam as principais ideias de William James: hábito, atenção, fluxo de pensamento e self.
Ao “hábito” ele dá destaque a sua base física ou neurofisiológica e no aprendizado de novos hábitos e transformação nos antigos, a adaptação do hábito ao meio, modificação do hábito se necessário de maneira espontânea.
Ferreira e Gutman (2005) dizem que os conceitos de self, fluxo de pensamento e hábito é o que deram total sustentação a importância de James ao funcionalismo.
Os três pontos que considerou James como o maior psicólogo americano foi a sua objetividade em falar sobre a ciência, o mesmo foi contra o posicionamento de Wundt oferecendo uma maneira diferente de observar a mente, esse foi o fato, o ponto central do funcionalismo americano é o estudo da adaptação dos seres humanos ao meio ambiente, levando nossa consciência à sobrevivência, consciência essa necessária para a evolução humana, sendo seres complexos em ambientes complexos.
...