TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERLIGAÇÃO DE CONFLITOS E SEUS RESULTADOS EM TRABALHOS CONTINUOS

Artigos Científicos: A INTERLIGAÇÃO DE CONFLITOS E SEUS RESULTADOS EM TRABALHOS CONTINUOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2015  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Introdução 3

Caracterização da empresa 5

História 5

Objetivos 6

Metodologia 6

Resultados 7

Conclusão 11

Referências Bibliográficas 12

Anexos 13

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir consiste em uma pesquisa de campo na qual teve como objetivo identificar os conflitos existentes entre o profissional, seu ambiente de trabalho e de como esses conflitos podem se interrelacionar. A pesquisa foi realizada com sessenta e um trabalhadores de uma empresa têxtil de grande porte que possui como principal atividade o trabalho contínuo, o qual depende de várias pessoas para atingir o objetivo central. Foram feitos sete questionamentos aos participantes do estudo. Através destas questões, os dados coletados foram interpretados para desenvolver o referido trabalho avaliativo.

Um questionário foi o principal instrumento para ter acesso às informações sendo necessário, foi necessário o deslocamento de participantes do grupo até a empresa. Tal pesquisa foi realizada com os trabalhadores em apenas um dia, aplicado de uma maneira que não interrompesse o percurso dos entrevistados. Optamos por um horário onde existisse o maior fluxo de funcionários, ou seja, a troca de turno.

Para elaborá-lo, utilizamos como referencial teórico o texto de NASCIMENTO, em Administração de Conflitos, no qual o autora engloba o assunto de forma didática e de fácil compreensão para os leitores.

Com o decorrer do dia-a-dia, fica-se notório a necessidade da identificação imediata dos conflitos, para que seja feita uma avaliação prévia e o caso seja solucionado sem perturbações posteriores.

Alguns, ou talvez vários dos conflitos vivenciados podem ser causadores de outros conflitos, ocasionando a idéia de existência de uma interligação entre esses conflitos. A presente pesquisa se embasou nessa ideologia para obter resultados que possam comprovar ou não essa interligação.

Os problemas entre pessoas ocorrem por diversos fatores, tendo em vista que as pessoas são diferentes e possuem objetivos e interesses distintos, o choque de idéias é um dos fatores que levam aos conflitos, por este motivo, salienta-se que o conflito é inevitável para o indivíduo, este não pode ser comparado com a discórdia ou a desavença, vai além disso, pode não só envolver pessoas, mais grupos em geral.

Os conflitos podem ter natureza interna (conflito intra-individual) e externa (quando existem mais envolvidos). Esses conflitos podem gerar certo grau de gravidade, e não apenas prejudicar as partes envolvidas.

Os envolvidos possuem à disposição diversas formas de abordar tais conflitos, mas a maneira que irão reagir a esses conflitos são incertas. Os efeitos podem ser negativos ou positivos, a maneira de administrá-los é que responderá tal questão.

Com isso tem-se a importância de analisar as questões que envolvem tal assunto, de maneira a termos como foco e elemento central essa interligação que podem haver entre os diversos tipos de conflitos. A partir de tal necessidade, foram elaboradas questões que possam atender ao pressuposto, e para isso foi utilizado uma linguagem mais compreensível ao entrevistado.

1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

O Local de escolha para a aplicação da pesquisa, foi a empresa Guararapes confecções S.A.

1.2. HISTÓRIA

A Empresa Guararapes teve inicio com Nevaldo Rocha em 1947, quando este abriu sua primeira loja, denominada “A Capital”, em Natal (RN). Nove anos depois, os irmãos Rocha, Nevaldo e Newton, fundavam, em Recife, o Grupo Guararapes e em outubro de 1958 a matriz é transferida para Natal.

Em 1979 a Guararapes adquiriu as cadeias de Lojas Riachuelo e Wolens ,expandido,assim, sua atuação para o varejo têxtil, área responsável pelo maior crescimento do grupo atualmente. Nesse mesmo ano era inaugurada a Guararapes Têxtil em Natal, com 40.000 m² e em 1997 está foi transferida e ampliada para a área industrial de Extremoz (RN), hoje com área construída de 150.000 m². Sendo a fábrica do RN responsável pela produção da malharia e parte da camisaria do grupo Guararapes, enquanto que as outras três unidades, localizadas em Fortaleza (CE) são responsáveis pela produção dos tecidos planos.

Além das várias marcas que possui a empresa tem investido em pesquisa, criação, desenvolvimento e no processo de distribuição para aperfeiçoar sua operação e intensificar a elaboração do modelo integrado. Salienta-se que a empresa produz sua própria matéria prima é responsável pelo transporte e logística das peças, tornando o produto final mais acessível para o seu público alvo, conceito inicial idealizado por Nevaldo Rocha.

Atualmente o Grupo Guararapes é exemplo de estabilidade e solidez no mercado. É responsável pela maior confecção de vestuário da America Latina, com cerca de 15.480 funcionários e uma produção de quase 200.000 peças por dia, que são exclusivamente comercializadas pela Riachuelo.

Integram o patrimônio do Grupo, além da Riachuelo, as quatro unidades fabris, o Shopping Midway Mall e a Midway Financeira.

2. OBJETIVO DA PESQUISA

Demonstrar a existência da interligação de conflitos em trabalhos contínuos.

3. METODOLOGIA

No decorrer de duas semanas, foram lidos e analisados conteúdos para extrair um tema através de textos disponibilizados aos participantes pela professora da disciplina e pesquisados. Após essa análise prévia, foram elaboradas sete questões embasadas em tais pesquisas.

A pesquisa foi aplicada no dia 16 de outubro de 2010, a partir das 14:00 hs, pois foi identificado como o horário mais propicio para a aplicação do mesmo, este horário coincide com a troca de turnos, onde havia um fluxo de colaboradores, teve a duração média de duas horas.

Ao ingressar ao local foi identificado que parte dos abordados, principalmente aqueles que encerraram seu horário de trabalho, se recusavam a responder o questionário com o argumento de voltarem para casa ou pendências. Mas mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com