A Importância da Neuroanatomia para Psicologia
Por: Jessica Bastos Moreira • 1/5/2022 • Trabalho acadêmico • 336 Palavras (2 Páginas) • 464 Visualizações
[pic 1]Universidade Veiga de Almeida
Disciplina: Neuroanatomia
Profº. Dr. Waldemiro S. Romanha
Aluna: Daiana Bastos Moreira
Matrícula: 20121101084
[pic 2]
A importância da Neuroanatomia para Psicologia
O estudo da neuroanatomia para o estudante de psicologia é muito significativo, pois entender o que o cérebro é, o que ele faz e como são denominadas suas estruturas é primordial para aprender sobre suas funções psicológicas. O conhecimento de cada fase do desenvolvimento humano facilitara a avaliação de distúrbios psíquicos e de transtornos, conseguindo separar o normal do patológico.
A disciplina de Neuroanatomia no curso de psicologia traz uma abordagem concisa, porém completa, dos principais conteúdos relacionados ao sistema nervoso, que alicerça o entendimento e a associação de conhecimentos futuros do
curso, como por exemplo, os assuntos ministrados nas disciplinas de psicofisiologia,
psicofarmacologia e psicobiologia.
A neuroanatomia auxilia na compreensão dos processos relacionados à construção e processamento de informações, das formas como os indivíduos interagem com o seu meio, como são formados os comportamentos, impulsos, emoções, a influência dos estímulos externos nas ações e reações desse sujeito. Os conteúdos da disciplina fornecem auxílio às diversas áreas de atuação da psicologia, dentre as quais pode- -se citar: psicologia clínica, escolar, da saúde, como também à neuropsicologia que é uma área das neurociências que investiga os distúrbios cognitivos, emocionais e de personalidade associados a lesões cerebrais, além de avaliar o desenvolvimento neural dos indivíduos e diagnosticar pacientes com alterações de comportamento relacionadas a lesões cerebrais.
Em suma concluo que a importância do estudo da neuroanatomia para a psicologia está relacionada na forma como o psicólogo pode enxergar seu paciente além dos fatores psicológicos, conseguindo discernir o que acontece dentro do organismo. È um conhecimento a mais e ajuda o psicólogo a fazer um bom diagnostico e oferecer ao seu paciente um tratamento adequado.
...