A Influência de Wundt - Resumo
Por: giovannaf984 • 27/3/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 535 Palavras (3 Páginas) • 260 Visualizações
A influência de Wundt
Durante sua vida, Wundt foi extremamente influente e chegou a juntar mais de seiscentas pessoas em classe para suas famosas conferências. Alunos de diversos continentes viajavam até Leipzig para tentar trabalhar com o mestre em seu laboratório, alguns tanto admiraram seu espaço que o usaram como modelo para a criação de laboratórios nos Estados Unidos e Itália e outros ainda, fizeram réplicas dele na Rússia e Japão. É inegável que Wundt atingiu e impactou muitos psicólogos da Alemanha e do mundo entre eles: Oswald Külpe, Emil Kraepelin, Hugo Münsterberg, Edward Titchener, James McKeen Cattell, Vladimir Bekhterev, James Rowland Angell e Charles Spearman e muitos outros.
Pode-se ter como mais uma prova de sua influência no mundo e na construção da nova ciência da época: a psicologia, a pesquisa que estudou noventa anos de artigos publicados no American Journal of Psychology e comprovou que, dentre todas as citações as publicações de Wundt, seus Princípios de Psicologia Fisiológica respondiam por mais de 61% das referências (Bro 1980).
Infelizmente, os artigos e livros de Wundt por muito tempo foram traduzidos de maneira incorreta, alterando em diversos casos o sentido de suas palavras. Ele mesmo dizia ter horror a ser mal compreendido e mal-interpretado, mas mesmo assim foi vítima dessa infortúnia. (Baldwin, 1980, p. 301).
E. B. Titchener, psicólogo britânico que foi seu aluno e se autodeclarava um seguidor leal e fiel intérprete foi o responsável por tal fatídico erro, era ele quem traduzia os trabalhos de Wundt do alemão para o inglês e há teorias que afirmam que as suas alterações foram feitas com o objetivo de deixar o trabalho de Wundt mais compatível com as seu, pois assim, sua abordagem psicológica teria embasamento em no renomeado mestre fundador de uma nova ciência, dando mais credibilidade e fama para Titchener. Ainda não há uma confirmação dizendo se esse foi de fato o seu objetivo ou não, contudo, isso não mudará a realidade de que por aproximadamente um século, inúmeras pessoas foram influenciadas por uma psicologia wundtiana que não era a real.
Embora Wundt tenha sido realmente muito popular na sua época, a psicologia do século XX não foi wundtiana, pois existiram diversos outros psicólogos com abordagens e pesquisas muito renomadas competindo com ele durante o mesmo período, como os de Hermann Ebbinghaus, George Elias Muller, Oswald Külpe, e outros.
É importantíssimo comentar também que logo após sua morte, a influência e fama que Wundt tinha, foi perdida rapidamente. Duas das principais razões para isso ter acontecido é que a sua psicologia era apenas acadêmica, não tinha nenhuma aplicação prática; e o outro fato que contribuiu para o esquecimento da psicologia wundtiana foi a Primeira Guerra Mundial que deixou a Alemanha e as suas universidades em uma seria crise econômica (Blumenthal, 1985).
Atualmente, é possível perceber a grande influência que Wundt teve no desenvolvimento da psicologia moderna e também ter acesso a sua verdadeira abordagem, graças aos avanços da ciência nos campos da história e da psicologia e podemos concluir que os trabalhos do fundador da psicologia têm enorme magnitude e força, pois mesmo após terem passado por diversas manipulações em seu conteúdo e um grande período de esquecimento ainda são considerado importantes na formação de um psicólogo.
...