A Influência do Estruturalismo e Funcionalismo na Psicologia
Por: faufsa • 15/8/2016 • Resenha • 304 Palavras (2 Páginas) • 2.004 Visualizações
[pic 1]
Faculdade de Tecnologia e Ciências
Disciplina: História da Psicologia Moderna
Turma: PSI2N
Aluna: Maria de Fatima Silva Oliveira Filha
A influência do Estruturalismo e Funcionalismo na psicologia
.
O estruturalismo era um nova modalidade, métodos, ideias, pensamentos baseados na área humana o objetivo era analisar sistemas de grande escala examinando as relações e as funções dos elementos que constituem tais sistemas. O estruturalismo teve uma das origens na psicologia com a escola psicológica introduzida por Wilhelm Wundt ele definiu psicologia como um objeto de seu estudo. Wundt definiu o objeto da psicologia como o estudo da mente, das experiências conscientes do homem.
Assim se introduziu o estruturalismo na psicologia, mais a frente teve a abordagem de Edward Bradford Titchener, ele fez uma importante diferenciação entre consciência e mente. Mesmo com métodos e pensamentos diferentes eles consideravam que o objeto da psicologia é a experiência consciente e afirmou que todas as ciências partilham este objeto, ocupando-se cada qual de um aspecto distinto.
O funcionalismo surge com interesse pela mente e como esta funcionava ou é usada na adaptação do organismo e no ambiente. O fundamento é que a mente não podia ser estudada apenas por estruturas mentais, mais sim um aglomerado de processos que geravam as consequências.
Ele influencia a educação desde a escola tradicional até hoje, ele interpreta os fatos sociais se baseia nas funções que são desempenhada, com isso mantendo a estrutura social de uma determinada cultura, foi a teoria de que a psicologia não tem como meta a descoberta dos elementos da experiência, mas sim o estudo sobre a adaptação dos seres humanos ao seu meio ambiente. Ela fala de aspectos não racionais, fala de sensações emoções, sobre o pensamento humano , e de como a condição influenciava diretamente a formação da razão e dos conceitos do homem.
...