A Memoria de Curto Prazo
Por: hsf123456 • 22/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.215 Palavras (5 Páginas) • 248 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A memória é um processo cognitivo complexo caracterizado como um mecanismo que nos permite registrar, armazenar, elaborar e resgatar alguma informação. Silva, Zaninotto, Lucia & Scaff (2012) nos dizem sobre a memória:
“Com essas funções ela é a responsável por tudo o que aprendemos ao longo de toda nossa vida, e tem papel fundamental na formação do sujeito, já que armazena também dados sobre nós mesmos e sobre o mundo. Seus processos organizacionais possibilitam a aprendizageme estabelecem planos para facilitar a recuperação das informações que foram registradas.”
Existem muitas classificações para a memória, sendo que essas classificações se diferem conforme a função, seu tempo de duração e seu conteúdo. Podemos classificar a memória em três níveis: sensorial, com a duração inferior a um minuto; de curto prazo, sendo a memória utilizada a um tempo de alguns segundos a alguns minutos; e a de longo prazo que conta com uma tempo que vai de algumas horas até alguns anos.(Silva, Zaninotto, Lucia & Scaff, 2012).
Sobre a memória de curto prazo pode – se dizer que uma das medidas mais comuns é a recordação imediata de uma série de itens não relacionados. A mesma foi incluida em um modelo multi-componencial, onde o registro de informação na memória de curto prazo era dependente de alguns processos de controle. Citando alguns desses processos de controle temos: a repetição, codificação e estratégias de recordação. (Pinto, 2003)
Segunda Almeida, Beger & Watanabe (2006) a capacidade de memória pode ser mobilizada, sendo melhorada através de treinamento. Assim como capacidades fisícas que podem ser estimuladas, mantidas e até mesmo recuperadas, as capacidades mentais também funcionam dessa maneira. Vale ressaltar que podem ser recuperadas especialmente quando a sua perda foi causada por conta de fatores extrínsecos, como por exemplo, falta de atividade ou o predominio de atividades pouco desafiadoras para a mente e para o corpo.
2. MÉTODO
2.1. Participantes
Participaram do experimento em torno de 16 (dezesseis) voluntários, todos fizeram o papel de experimentador no experimento. Eramparticipantes de ambos o sexo,etinham entre 19 a 70 anos de idade. Os participantes submetidos não têm histórico de exposição a situações que possam enviesar o experimento a ser realizado.
2.2. Local
O experimento foi realizado em sala de aula, de aproximadamente 80 mts², contendo 30 mesas, cadeiras, e um quadro branco. A sala é iluminada por doze pares de lâmpadas fluorescentes.
2.3. Instrumentos
Para a execução desta prática utilizou-se três listas, onde a primeira e a segunda continha 20 palavras e a terceira continha 10 palavras. Também foi utilizado um projetor para mostrar as listas para todos os participantes. Os participantes utilizaram de papeis e canetas para anotar as palavras.
2.4 Procedimento
A realização do experimento proposto neste trabalho se divide em três momentos. No primeiro o individuo observava a lista sendo exibida com as palvras que deviam ser memorizadas, o tempo de exibição entre uma e outra era de cinco segundos. Depois de observar a lista o individuo teria que anotar as palavras que se recordava. No segundo momento era disposto uma nova lsita com 20 palavras porém com o tempo de exibição de sete segundos entres elas. Por fim, era exibido a ultima lista de palavras, com dez palavras e com o tempo de exibição de três segundos.
3. RESULTADOS
Tabela 1: Medias
Médias encontradas Lista 1 Lista 2 Lista 3
Média de memorização 9,8 8,9 5,6
Média de memorização usando técnicas 10,3 8,1 6
Média de memorização sem usar técnicas 8,4 8,5 5,4
Gráfico 1:
Como apresentado acima as médias de palavras memorizadas na lista um, dois e três foram 9,8; 8,9 e 5,6, respectivamente. Quanto à média de memorização usando técnicas que auxiliassem esse processo se obteve os seguintes resultados: 10,3 para a lista 1; 8,1 para a lista 2 e 6 para a lista 3. Já a média encontrada sem a utilização de técnicas foram as seguintes: 8,4 para a lista 1; 8,5 para a lista 2 e 5,4 para a lista 3.
Tabela 2: Efeitos
Efeitos encontrados Lista 1 Lista 2 Lista 3
Efeito Primazia 7 8 2
Efeito de Recência 5 5 4
Gráfico 2:
Quanto ao efeito de primazia pode – se observar os seguintes dados: na primeira lista sete participantes colocaram a primeira palavra apresentada em primeiro lugar na sua lista de palavras, já na segunda lista oito participantes fizeram o procedimento e na lista três foram dois participantes.
Já
...