A Nova Psicologia
Casos: A Nova Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ALCIDER • 30/3/2014 • 431 Palavras (2 Páginas) • 950 Visualizações
RESPOSTAS DO CAPÍTULO 4 (1 A 5)
1. Ao modificar um relógio de pêndulo de forma que apresentasse dois estímulos – um auditivo e um visual, chamado de medidor de pensamento, Wundt chegou à conclusão de que não era possível perceber duas coisas ao mesmo tempo. Assim, segundo Wundt, somos enganados quando temos várias percepções simultâneas, e de que a consciência retém só um pensamento, uma única percepção.
2. Enquanto Fechner elaborou as duas ideias básicas para a psicologia, e tentava compreender a relação entre o universo mental e material, Wundt estava determinado a fundar uma nova ciência. A contribuição de Wundt para a fundação da psicologia é devida não tanto a uma única descoberta científica quanto à promoção vigorosa da experimentação sistemática realizada por ele.
4. A psicologia cultural de Wundt trata das várias etapas do desenvolvimento mental humano, tais como a linguagem, artes, mitos, costumes, lei e moral. Assim, grande foi o impacto dessa publicação na psicologia, mais significativa que o conteúdo em si contribuiu para a sua divisão em duas parte: psicologia experimental e social.
5. Wundt exerceu pouco impacto sobre os Estados Unidos pela época de sua publicação. Nesse momento uma psicologia nova e com abordagens diferentes da de Wundt surge, e assim os americanos confiam mais em suas próprias ideias e os acontecimentos da Europa já não possuem tanta importância.
13 - Ebbinghaus acreditava que a frequência de associação seria uma condição necessária para a lembrança. Assim seria possível medir por meio da frequência, a dificuldade de assimilação de um conteúdo. Fechner se faz influente quando Ebbinghaus trabalha com a medição da intensidade do estimulo necessária para produzir uma diferença mínima perceptível na sensação.
14- A noção Wundtiana diz que os processos mentais envolvem conteúdo ou elementos, já a Psicologia do Ato de Brentano analisa as atividades e os conteúdos mentais.
15- Stumpf defendia a ideia de que a experiência, quando dividida ou reduzida em elementos, transformava-se em conteúdo artificial e abstrato, já Wundt pregava exatamente o contrário, alegando ser necessária a divisão da experiência em elementos.
16- A introspecção experimental sistemática de Kulpe coloca a execução de uma determinada tarefa complexa e posteriormente, a coleta de relatos individuais sobre os processos cognitivos ocorridos durante a realização da tarefa e esse pensamento difere de Wundt, pois esse último coloca que a experiência deve ser analisada a medida que ela ocorre.
17- A ideia de Pensamento Sem Imagem de Kulpe desafia os conceitos de Wundt, ao contradizê-los totalmente, afirmando não haver necessidade de qualquer conteúdo sensorial ou imagístico para a ocorrência do pensamento.
18- O trabalho desses psicólogos tem em comum o desejo de tornar a Psicologia uma ciência independente.
...