A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Por: 9948 • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 823 Palavras (4 Páginas) • 211 Visualizações
UNIVAG CENTRO UNIVERSITARIO
TAYNA ISRAELA ALCANTERA FRANÇA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
VARZEA GRANDE/MT
2015
TAYNA ISRAELA ALCANTERA FRANÇA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Trabalho apresentado á Univag Centro Universitário como parte das exigências do curso de Psicologia na matéria Psicologia do desenvolvimento .
VARZEA GRANDE-MT
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS 4
2 OBJETIVOS 5
4 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O filme Boyhood, conta a história de um casal de pais divorciados, que tenta criar seus dois filhos. Mason o menino do filme é o centro da história, a irmã Samantha também protagoniza cenas marcantes. A narrativa percorre a vida do menino durante um período de crescimento, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.
2 OBJETIVOS
2.1 RELATO DO FILME
O filme relata a historia de uma família que se divide através do divorcio, onde a mãe solteira tem que criar seus filhos sozinha. Onde o pai era imaturo e irresponsável que deixou a família e foi morar no Alasca ficando anos sem ver os filhos. A mãe por nome de Olivia se virava a mil para dar conta de trabalhar, manter a casa e cuidar das crianças sozinhas, mas as despesas eram altas e ela procurava mudança, onde achou melhor retomar os estudos para conseguir dar mais condições aos seus filhos, mas para isso precisou se mudar.
Na nova cidade Olivia com a ajuda da mãe cuidava dos filhos e iniciou estudos de psicologia, na faculdade conheceu um professor que também era divorciado e tinha filhos pequenos quase da mesma idade de Mason e Samantha, eles se casaram e foram viver juntos dividindo o mesmo espaço com seus filhos, marido e enteados e assim viveram por anos, eles viveram em uma ilusão e fingindo ser uma família feliz. Mas seu marido era alcoólatra e às vezes fugia da noção se tornando violento com o tempo seu estado só foi se agravado, Olivia era submetida a agressões domesticas e seus filhos oprimidos pelo tal padrasto, nisso Olivia como mãe e já graduada sendo uma mulher independente resolve se mudar de cidade e se divorciar desse marido. Mason era uma criança quieta e tímida, afinal, era constantemente ofuscado pela Samantha sua irmã, uma menina espevitada, cheia de energia e que se achava a última bolacha do pacote. A cada mudança de cidade, Mason e Samantha eram obrigados a deixar tudo que gostavam para trás, tendo que recomeçar de novo, mesmo contra suas vontades. O menino cresceu e se tornou um adolescente muito inteligente e reflexivo, que não via sentido no comportamento padrão dos colegas e no funcionamento da sociedade. Mason ficava divido entre fazer o que os outros esperavam dele e o que ele realmente queria. A proposta do filme é nos mostrar a evolução dos anos na vida de uma família e mostrar as dificuldades que o individuo percorre em crescer, amadurecer, envelhecer e tomar decisões para dar volta por cima de situações difíceis. Nisso notamos grandes identificações com as fases de desenvolvimento de Piaget, fica bem claro as seguintes fases;
...