A Personalidade
Por: Arielle Da Silva Trindade • 16/9/2019 • Resenha • 496 Palavras (2 Páginas) • 131 Visualizações
3.2.3 Alterações de características de personalidade
O aumento da violência e conflitos em geral dissemina o estresse e o trauma na sociedade contemporânea, com efeitos físicos e psíquicos. Para neutralizar situações de estresse, por exemplo, são comuns as alterações em características de personalidade, na qual uma pessoa expansiva poderá retrair-se, ou alguém conhecido pela sua consciência social poderá deixar de participar de eventos com essa finalidade. Essas modificações, portanto, não conseguem retirar toda a funcionalidade do indivíduo. Quando a funcionalidade é comprometida pode prejudicar a saúde mental e desenvolver o transtorno de personalidade.
3.2.4 Transtornos de personalidade
Os transtornos de personalidade são "padrões de comportamento profundamente arraigados e permanentes, manifestando-se como respostas inflexíveis a uma ampla série de situações pessoais e sociais" (KAPLAN;SADOCK, 1993, p.196). A inflexibilidade das respostas é nitidamente excessiva e compromete o funcionamento social ou ocupacional. Quando ocorre tais transtornos é comum observar uma ou mais características de personalidade predominando ostensivamente, fazendo com que as pessoas percam a capacidade de adaptação (flexibilidade) em diversas situações.
Os transtornos de personalidade mais conhecidos de acordo com o critério da Classificação Internacional de Doenças são:
- Paranóide: o indivíduo interpreta de maneira errada ou distorce as ações de outras pessoas. Ele tende a desconfiar dos outros e achar que vai ser enganado.
- Dependente: o indivíduo torna-se incapaz de tomar sozinho decisões de alguma importância. Este indivíduo tende a ser submisso e tolerar relações abusivas.
- Esquizóide: a pessoa isola-se, busca atividades solitárias e introspectiva, ela é indiferente às interações sociais.
- Evitação: a pessoa também se isola, porém sofre por desejar um relacionamento afetivo sem saber como conquistá-lo.
- Emocionalmente instável: esse indivíduo oscila entre o melhor e o pior do mundo, cede a impulsos e prejudica-se. Seus os relacionamentos podem ser intensos, porém instáveis.
-Histriônica: manifesta-se no mundo da sedução, na busca excessiva de atenção e na expressão das emoções de modo exagerado. Pessoas com esses transtornos são altamente emotivas e dramáticas.
3.2.5 Transtorno de personalidade anti-social
De acordo com a Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders a principal característica do transtorno de personalidade anti-social é o padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros.
A psiquiatra forence brasileira Hilda Morana relaciona a psicopatia a defeito de caráter. Os sujeitos com defeito de caráter não são capazes de reconhecer os sentimentos e as necessidades dos outros, eles são pouco sociáveis. As bases para a definição de psicopatia oscilam entre aspectos orgânicos e sociais. De acordo com o cheklist de pontuação do protocolo Hare, as principais características que definem o transtorno são: loquacidade, Charme superficial; superestima, estilo de vida parasitário, mentira patológica, ausência de remorso ou culpa, insensibilidade afetivo-emocional, impulsividade, ausência de metas realistas à longo prazo, irresponsabilidade, promiscuidade sexual e versatilidade criminal. O comportamento de quem possui algum transtorno de personalidade se revela de diferentes formas em diferentes lugares, como por exemplo, na empresa ele pode ser demonstrado por meio de furtos, destruição de patrimônio, entre outros. Enquanto em casa pode se revelar através da violência contra cônjuge e filhos, ausências prolongadas, entre outras.
...