A Pesquisa em Psicologia
Por: Daniella Perdomo • 25/11/2018 • Projeto de pesquisa • 482 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PSICOLOGIA
DANIELLA PERDOMO BILOTTA
ANÁLISE DE PESQUISA DO ARTIGO
ANSIEDADE EM VESTIBULANDOS:
Um Estudo Exploratório.
RIO DE JANEIRO
2018
SUMÁRIO
- PROBLEMÁTICA DA PESQUISA...........................................................3
- OBJETIVOS.............................................................................................4
- GERAL...........................................................................................4
- ESPECÍFICOS...............................................................................5
- JUSTIFICATIVA.......................................................................................6
- REVISÃO DA LITERATURA....................................................................7
- METODOLOGIA.......................................................................................8
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................9
- ANEXOS.................................................................................................10
- INTRODUÇÃO
A problemática do artigo visa explorar um tema de grande interesse, porém pouco explorado, pouco se sabe sobre a ansiedade em vestibulandos, há pouco conhecimento sobre essa população. O estudo tem com o objetivo verificar a prevalência de indicadores de ansiedade em alunos de cursos pré-vestibulares.
No texto são apontados situações que geram ansiedade e são vivenciadas desses adolescentes que são submetidos a grande pressão familiar e social além de enfrentar as suas incertezas, insegurança, precisando fazer uma escolha de carreira e passar em uma prova competitiva que traz consigo a ideia de que somente os melhores obterão aprovação e que seu sucesso depende do fracasso do outro.
A pesquisa identificou níveis de ansiedade em uma amostra especifica (estudantes jovens de ambos os sexos) com esses dados constatou-se também que as candidatas de sexo feminino apresentam maior nível de ansiedade do que os candidatos de sexo masculino e que determinados cursos geravam maior nível de ansiedade.
- JUSTIFICATIVA
Os autores apontam para a pouca produção de conhecimento que se tem da população pesquisada (adolescentes candidatos ao vestibular) apesar do aumento do interesse e da literatura. Há muito ainda para se saber sobre este fenômeno (vestibular) inserido na cultura da sociedade atual, onde jovens precisam escolher suas carreiras e conquistar a disputada vaga para o tal curso e como este evento pode contribuir para o surgimento da ansiedade, podendo afetar até o desempenho na hora da prova. Este artigo teve como objetivo verificar a prevalência de indicadores de ansiedade em alunos de cursos pré-vestibular.
A ansiedade que é um comportamento de fuga diante de uma situação de perigo é um dos principais problemas psiquiátricos, com alto custo social e individual. E será necessário pensar em estratégias a fim de levar alivio da ansiedade e preparar esse jovem emocionalmente já que a habilidade para lidar com a ansiedade pode ser um elemento importante para sucesso no vestibular uma vez que ela pode afetar o desempenho do aluno.
- METODOLOGIA UTILIZADA
A pesquisa em estudo é classificada como quantitativa, pois é um estudo estatístico que se destacou a descrever a ansiedade em adolescentes que estão prestando vestibular.
...