A Psicanálise no Brasil
Por: Cristiane Fernandes • 24/9/2020 • Artigo • 853 Palavras (4 Páginas) • 117 Visualizações
A psicanálise no Brasil
As primeiras referências freudianas aconteceram no meio psiquiátrico carioca mas um dos introdutores da psicanálise no Brasil foi Juliano Moreira.
Psiquiatra baiano, nascido em Salvador viveu entre 1873 e 1933, sendo considerado o fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil. Foi muito descriminado por vir de uma família negra e pobre mas com um currículo e trajetória de se admirar, venceu barreiras e foi eleito por muitos como o precursor da psicanálise neste país, juntamente com Durval Ballegardi Marcondes e Francisco Franco da Rocha.
Francisco Franco Rocha publicou em 1920 um livro com objetivo de divulgar os achados freudianos. Pioneiro , em técnicas modernas para o tratamento de doenças mentais no Brasil e nunca tendo exercido a clínica psicanalítica , ministrou suas aulas sobre as doutrinas de Freud, na Faculdade de Medicina de São Paulo em 1919, sobre o pansexualismo no qual fazia parte da obra de Freud, servindo de inspirações para Durval Ballegardi Marcondes.
Em 1927, apoiado por Rocha, Marcondes funda a primeira Instituição Latino-Americana voltada ao estudo e divulgação da psicanálise. Após a aposentadoria de Rocha ,fica difícil as relações entre Marcondes e o meio psiquiátrico, este fato, no futuro veio a favorecer a autonomia do campo psicológico no Brasil e passaram a colher membros não médicos nas instituições psicanalíticas na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.
Durval B. Marcondes, formado em medicina na USP, possuía um espírito humanista e esteta, participando até da semana da arte moderna, fundou em 1928 a Revista Brasileira de Psicanálise e conseguiu influenciar pessoas de forma bem eclética que juntos agregaram a SBPSP um caráter pluralista.
Na década de 50 foram criadas duas novas sociedades, uma no Rio de Janeiro e a outra em Porto alegre , as duas com influências Argentinas.
Em 1936 chega ao Brasil, a psicanalista Adelheid Lucy Koch e de forma didática introduz Durval Marcondes e outros na psicanálise contribuindo para que a Sociedade Brasileira de Psicanalise fosse reconhecida pela IPA . Freud fundou a IPA em 1910 durante o congresso com o objetivo de garantir o desenvolvimento da Psicanálise como ciência, tratamento e profissão, agregando psicanalistas de 33 países sendo hoje, a Argentina e Brasil detentores notórios da geopolítica do método psicanalítico.
Hoje as sociedades filiadas de psicanálise em São Paulo à ABP (Associação Brasileiro de Psicanálise), espalham-se por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Pelotas, Brasília, Ribeirão Preto e Mato Grosso do Sul, sendo nove os núcleos oficiais: Natal, Curitiba, Belo Horizonte, Marília, Maceió, Goiânia, Fortaleza e Campinas.
Vale destacar que no Brasil até então, as práticas clínicas eram todas desenvolvidas por médicos autodidatas, que possuíam apenas as leituras de livros sobre psicanálise, assim, tudo acontecia de forma espontânea , isto é, não tinham preocupação com as recomendações técnicas deixadas por Freud.
Os psicólogos passaram a dominar a clínica e apenas em 1962 a profissão foi regulamentada. A princípio, a psicanálise era entendida como uma técnica de persuasão mas após ultrapassar questionamentos e ser comprovada por médicos e pacientes a sua grande eficiência, a psicanálise toma corpo e se integra ao âmbito científico, e sociocultural do ocidente, demonstrando ser um grande instrumento para desvendar mistérios da alma humana, contribuindo imensamente para amenizar os problemas e conflitos dos dias atuais.
...