A Psicologia Comunitaria
Por: Andreia Meireles • 16/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.344 Palavras (10 Páginas) • 464 Visualizações
PLANO DE ENSINO
CURSO: Psicologia
SÉRIE: 5º Semestre
DISCIPLINA: Psicologia Comunitária
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas
I. EMENTA
Estabelecer histórica e criticamente o campo de pesquisa e intervenção da Psicologia Comunitária no Brasil e na América Latina. Discussão da literatura recente e da avaliação de projetos sociais, e sua interface com as PNAS.
II. OBJETIVOS GERAIS
Identificação e discriminação dos fundamentos e das práticas de investigação e intervenção social psicológica no campo da Psicologia Comunitária.
Avaliação das práticas de intervenção realizadas no campo das Políticas Públicas de Assistência Social de acordo com os pressupostos epistemológicos, metodológicos e políticos das tradições brasileira e latino-americana de Psicologia Comunitária.
Reconhecimento da função técnica e política da ação do psicólogo no âmbito das Políticas Públicas de Assistência Social.
III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Tais competências serão desenvolvidas a partir das seguintes habilidades:
- Apreender circunstâncias e dinâmicas grupais e institucionais através de práticas de observação.
- Trabalhar em grupo, destacando os elementos de divisão de funções, organização, responsabilidade, tolerância e integração, na perspectiva de uma prática participativa e colaborativa.
- Localizar informações bibliográficas em bancos de dados, livros, periódicos e manuais técnicos através dos meios convencionais e de sítios na Internet.
- Discriminar a qualidade e a seriedade científicas destas fontes de informação.
- Interpretar informações científicas na tradição da psicologia comunitária do Brasil e latino americana, explicitando e justificando os critérios utilizados para estas tarefas.
- Elaborar relatórios de observação.
- Expressar o pensamento de forma clara, coerente e concisa.
IV. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I: Psicologia Comunitária no Brasil e na América Latina
- Histórico
- Psicologia Social Comunitária
- Conceito de comunidade
- Experiências brasileiras e latino-americanas
Unidade II: A prática no campo: conhecendo e se fazendo conhecer
- A entrada na instituição e na comunidade
- Entrevista como instrumento para conhecer
- Conhecer pela observação
Unidade III: Fundamentos teóricos e políticos da ação transformadora
- Práticas libertadoras
- Conscientização
- Fortalecimento
- Práticas psicossociais
Unidade IV: O Psicólogo na Assistência Social
- Retomando: Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
- Psicologia e os desafios do desenvolvimento social
- O psicólogo (comunitário) na Assistência Social
V. ESTRATÉGIA DE TRABALHO
- O curso será ministrado por meio de aulas expositivas dialogadas, isto é, o professor expõe os temas/conceitos/exemplos discutindo-os com os alunos. Para isto utiliza, além da exposição convencional em sala de aula, recursos que facilitem, motivem e envolvam os alunos, como filmes, animações, obras de arte, propagandas, textos de revistas e jornais diários.
- Supervisão e orientação de levantamento bibliográfico temático e de visitas técnicas a Projetos Sociais conduzidos por instituições públicas ou privadas que atendem populações em situação de vulnerabilidade social na área de assistência social para conhecer e avaliar a ação institucional do psicólogo nestes cenários, tendo em vista as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social.
- Para as visitas técnicas, os alunos, divididos em grupos de 5 participantes, deverão fazer ao menos 2 (duas) visitas às Instituições/Projetos Sociais entre os diferentes equipamentos que atuam neste setor de acordo com as especificidades regionais e caracterísiticas das demandas de proteção social básica ou especial (CRAS, CREAS, SASF, Abrigos, Albergues, Centros de Acolhimento, Centros de Crianças e Adolescentes, Centros de Convivência para Idosos, serviços de atenção à crianças, adolescentes, homens e mulheres, jovens em liberdade assistida, ações realizadas junto a comunidades por ONGs, etc.) A tarefa dos alunos consiste em: conhecer a instituição e sua prática em loco através de observação direta (sem intervenção) e entrevistar gestores e/ou psicólogos sobre a presença da psicologia nesta prática. A partir desta tarefa os alunos deverão gerar relatórios utilizados pelo professor para avaliação da tarefa em grupo do 1º bimestre.
- No 2º bimestre, cada um dos grupos ficará responável por um seminário para apresentação e discussão das visitas técnicas e das entrevistas. Sugestão: as apresentações devem ser objetivas (powerpoint) e resumir o que foi apreendido pelos grupos, permitindo um tempo maior para a discussão
- Fechamento do tema, pelo professor, nos últimos 20 minutos de cada aula, por meio de exposição dialogada, para assinalamento dos principais aspectos abordados em aula, relacionando-os às leituras e às tarefas preparatórias realizadas pelos alunos.
ATENÇÃO: No sistema online há conteúdos e exercícios que podem ser utilizados pelo aluno como material adicional aos seus estudos. Os professores devem informar os alunos a respeito disso.
VI. AVALIAÇÃO
Primeiro Bimestre: NP1:
(A1): uma prova escrita individual. As provas terão no mínimo dez questões, incluindo questões objetivas (40%) com ou sem justificativa e questões discursivas (60%).
...