A Psicologia Hospitalar
Por: Guilherme Fontes • 8/6/2016 • Trabalho acadêmico • 366 Palavras (2 Páginas) • 416 Visualizações
Psicologia hospitalar
O que é: A psicologia hospitalar, é a área de conhecimento que visa auxiliar no suporte do indivíduo em adoecimento, de modo que este possa atravessar esta fase com maior resiliência.
O trabalho do psicólogo hospitalar: O objetivo principal do psicólogo hospitalar é auxiliar o paciente durante o processo em que este encontra-se doente., visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização.
De acordo com a definição do órgão que rege o exercício profissional do psicólogo no Brasil, o CFP (2003a) o psicólogo especialista em psicologia hospitalar atua e, âmbitos secundários e terciário de atenção à saúde realizando atividades como: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia (Toda atividade que, com base em um plano de análise psicológica e mediante o emprego de recursos e técnicas de psicologia, procura promover o desenvolvimento das potencialidades do ser humano, seu amadurecimento como indivíduo e, finalmente, sua felicidade. Bohoslavsky, 1998, p. 11) atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico; consultoria e Inter consultoria.
(Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-hospitalar/a-psicologia-hospitalar © Psicologado.com)
O psicólogo Hospitalar e a família do paciente.
O acompanhamento psicológico junto a família do paciente é muito importante pois. O familiar vivencia um momento de crise, devido ao sentimento de impotência frente a moléstia de seu ente querido, também pelo temor do falecimento, e pela dificuldade de compreender o que se passa com o paciente, além da distância e imposta pelo ambiente hospitalar (o que impossibilita que a família possa cuidar do paciente).
Subentendesse que o psicólogo hospitalar estará além de prestando atendimento psicológico a vítima, também estará realizando avaliações e atendimento psicológico aos familiares destas vítimas, dando apoio e orientação em suas atividades, visando minimizar as angustias e temores. O psicólogo hospitalar deve sempre manter em vista a importância da força afetiva da família, pois ela representa os vínculos que os pacientes mantem com a vida e, é, quase sempre uma importante força de motivação para o paciente na situação de crise. (Texto adaptado de CHIATTONE, 2006m p.32)
Neste sentido pode-se acrescentar que o psicólogo tem por dever, avaliar o estado emocional do paciente e família, e o impacto que o adoecimento e a internação ira causar para ambos.
...