A Psicologia Vygotsky
Por: Aline Alves • 21/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.211 Palavras (5 Páginas) • 229 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Brasília e Kroton
Ciências Biológicas Licenciatura
Prof. Evenilson
[pic 1]
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA
A ESCOLA DE VYGOTSKY
Aline Alves de Jesus
Maria do Amparo
Letícia Goulart
Taguatinga, DF
2016
Introdução
Neste trabalha iremos falar sobre a “Contribuição da psicologia a escola de Vygotsky”, mostrando os pontos que foram importantes para o desenvolvimento dessa teoria sobre o comportamento humano. Também será abordado um pouco da historia desse grande pensador que com suas teorias ajudou a muitos outros pensadores a entender o comportamento dos humanos.
A pesquisa será realizada através de livros, artigos e site relacionados ao tema. Esse trabalho terá importância na formação acadêmica dos estudados no qual ajudaram a realizá-lo.
Taguatinga, DF
2016
- Lev S. Vygotsky
Lev Semenovich Vygotsky foi o autor da teoria do desenvolvimento social, que a interação social para o individuo com o meio no qual vive tem grande importância para o desenvolvimento do cognitivo. Para Vygotsky o desenvolvimento de uma criança vai passar por duas fases, a primeira se refere à interação com o meio social e logo depois a interação com seu próprio espaço (MERCÊS, 2008).
No caso isso implicara na formação dos seus próprios conceitos e na real interação com o meio de indivíduos no qual a criança vive (WERTSCH, 1985).
Nascido na Bielo-Rus no ano de 1896 teve uma morte muito precoce, morreu aos 37 anos de idade. Ministrou grandes palestras sobre o a psicologia e ensinou muito sobre a literatura (MERCÊS, 2008).
- Contribuições da psicologia a escola de Vygotsky
Para Vygotsky o desenvolvimento do cognitivo do individuo e devido a sua interação com o meio social, cultural e também o seu próprio espaço. A teoria do desenvolvimento desse pesquisador mostrava que a criança nascia com o conhecimento base e que com o passar do tempo, ela iria desenvolver as suas funções superiores devido a interação com o meio em que vive (LANE,1997).
Vygotsky mostrou que a aprendizagem de uma criança tinha a influência de três processos:
O nível de desenvolvimento real que consiste em mostrar a capacidade do individuo de resolver as atividades que foram propostas a ele. O segundo processo e o desenvolvimento potencial que consiste no desenvolvimento dessas atividades com a ajuda de um colega ou até mesmo de um individuam com mais experiências e saberes sobre o que foi designado. E por ultimo a zona de aprendizagem proximal sendo no caso um intermediário entre o desenvolvimento real e o potencial (DESLANDES, 2006). Com isso Vygotsky, conceituava que a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é potencializada devido a interação social da criança com outros indivíduos mais experientes. (DESLANDES, 2006).
No entanto, para que houvesse a abordagem, era de essencial que o professor tivesse uma visão ampla em relação com a ideia da zona próxima da criança para poder desenvolvimento tanto cooperativo como o colaborativo e também promovendo um equilíbrio entre a zona de desenvolvimento proximal e zona real (LAZARETTI, 2009).
O processo sócio-histórico possuía o papel da linguagem e da aprendizagem, sendo o conhecimento no qual a criança adquiria era devido à interação com o meio. Para Vygotsky o desenvolvimento do individuo como uma inserção em um grupo social. (DESLANDES, 2006).
...