A Psicologia da Linguagem
Por: Kamyla Bllakson • 5/6/2019 • Trabalho acadêmico • 2.736 Palavras (11 Páginas) • 571 Visualizações
Índice
1. Introdução 1
1.1. Objectivo geral 1
1.2. Objectivos específicos 1
1.3. Metodologia 1
2. Linguagem 1
2.1. Tipos de linguagem 2
a) Linguagem Verbal 2
b) Linguagem não verbal 2
3. Aquisição da linguagem e Desenvolvimento 2
3.1. Escola e Desenvolvimento de linguagem 2
4. Disfunções da Linguagem 3
4.1. Dislexia 3
4.1.1. Dislexia como doença 3
4.1.2. Tipos de dislexia 3
4.1.3. Factores causadores 4
4.1.4. Diagnóstico 5
4.1.5. Sintomas 5
a) Sintomas da dislexia na primeira Infância 5
b) Sintomas na idade escolar 6
4.1.6. Tratamento 6
4.2. Disgrafia 6
4.2.1. Tipos de Disgrafia 7
4.2.2. Factores causadores 7
4.3. Disortografia 7
4.3.1. Tipos de Disortografia 7
4.3.2. Factores causadores 8
4.3.3. Tratamento da disortografia 8
5. Papel do psicólogo 8
6. Conclusão 9
7. Referências Bibliograficas 10
Introdução
Hoje em dia deparámo-nos com um problema pertinente na área da educação, principalmente no ensino primário, a deficiência na escrita e leitura.
Varias crianças apresentam dificuldade em redigir um texto que o professor dita, ou ler uma historia, não distinguem as letras adequadamente, não desenham as letras de maneira correcta, a em alguns casos não tem noção do que escreveram. Para além disso varias crianças não conseguem fazer a interpretação e compreensão de um texto, elemento básico da disciplina de português.
A que se deve essa situação? Será um problema do próprio aluno? Ou da metodologia de ensino?
O presente trabalho pretende abordar sofre os transtornos da linguagem, concretamente a dislexia, a disgrafia e a disortografia que muitas crianças possuem e por falta de conhecimento dificilmente identifica-se.
- Objectivo geral
- Abordar sobre dislexia, disgrafia e disortografia como transtornos da linguagem
- Objectivos específicos
- Procura definir conceitos como dislexia, disgrafia e disortografia;
- Procura perceber os factores causais da dislexia, disgrafia e disortografia;
- Procura entender como é feito o tratamento da dislexia, disgrafia e disortografia
- Procura perceber o papel do psicologo perante os transtornos da linguagem
.
- Metodologia
Para a realização do presente trabalho recorreu – se à diferentes pesquisas bibliográficas relacionadas a linguagem desde a definição, sua estrutura, aspectos como a aquisição e desenvolvimento, até aos transtornos da mesma que é o principal ponto a ser analisado, foi usada também sites académicos para a elaboração do presente trabalho..
Linguagem
Segundo o Dicionário Aurelio(2012) linguagem é um conjunto flexível de símbolos que nos permite comunicar nossas ideias, pensamentos e sentimentos. A linguagem em si, apresenta componentes designadas “estruturas” que permitem melhor compreensão na comunicação.
- Fonema é a menor unidade sonora (fonológica) de uma língua. São sons que, articulados e combinados, constituem as sílabas, as palavras e a frase, na comunicação oral. FIGUEIREDO(1988).
- Morfemas são as unidades significativas mínimas que, ao se unirem, compõem cada palavra, formando um todo semântico.
- Palavra é um termo, um vocábulo, uma expressão. É uma manifestação verbal ou escrita formada por um grupo de fonemas com uma significação.
Tipos de linguagem
- Linguagem Verbal
A linguagem verbal utiliza palavras para estabelecer a comunicação, que são utilizadas tanto na escrita como na oralidade caso de bilhetes, cartas e conversas. Cruz (1999)
- Linguagem não verbal
A linguagem não verbal não utiliza palavras para estabelecer a comunicação, recorrendo a outras formas de comunicação, como gestos, sinais, símbolos, cores e luzes. Cruz (1999)
Aquisição da linguagem e Desenvolvimento
Todo ser humano carrega dentro de si o gene responsável pela linguagem, isto é, dado o ser humano tem acesso à linguagem.
Todo ser humano quando nasce comunica-se através do choro, e à medida que cresce adquire a linguagem através da audição (exposição passiva da linguagem), que em uma criança notamos com as primeiras palavras, “mamã, papá, dadá”. A medida que o indivíduo cresce a sua capacidade linguística tornar-se mais complexa através da interação com as pessoas mais próximas(exposição activa). Essa exposição activa permite um melhoramento do conhecimento já adquirido que chamaremos de Desenvolvimento da linguagem. Moura (2011)
...