A Psicologia das Relações Humanas
Por: hunterfl • 26/7/2020 • Trabalho acadêmico • 1.930 Palavras (8 Páginas) • 175 Visualizações
Psicologia das Relações Humanas
Ana Paula Leepkaln
Psicologia - Psicologia vem do grego psiquê, "alma", "mente" e logos tem como significado "estudo”. É uma ciência que tem como principal objetivo o estudo do comportamento humano e seus processos mentais. É um campo muito amplo e diversificado e com o passar dos anos está emergindo em diferentes áreas de atuação. Alguns exemplos são: empresas, hospitais, escolas, clínicas, grupos psicoterápicos, entre outros.
O seu objeto de estudo é o homem, ou seja, a vida humana e todos os seus fenômenos psicológicos
Relações Humanas - No sentido literal, relações humanas significam todos os possíveis contatos entre pessoas, isto é, uma infinidade de relações que dois ou mais seres estabelecem entre si. As Relações humanas abrangem toda a vida social das pessoas e nossa primeira relação humana é com membros da família.
É por meio das nossas relações com o mundo externo que o nosso mundo interno se constrói e se transforma. Precisamos entender que sendo o objeto de estudo da Psicologia o comportamento humano e estando o comportamento tão vinculado ao meio social, é evidente a influência do contexto social sobre o comportamento.
Quando nos relacionamos com outros, nossa tendência natural é mostrar no nosso comportamento os traços de nossa personalidade e os aspectos subjetivos da mesma. Por outro lado, os outros também trazem em sua formação humana seus próprios traços pessoais. Dessa forma, no convívio com outras pessoas é importante se autoconhecer, saber equilibrar nossas tendências pessoais, caso contrário fatalmente haverão choques de comportamento e conflitos que tornarão a convivência difícil e muitas vezes impossível.
Relações humanas no trabalho - Praticar relações saudáveis é sem dúvida a peça fundamental para o sucesso profissional e pessoal. Lembrando que quando nos relacionamos com alguém estamos oferecendo alguma atitude a essa pessoa e nessa interação também estamos recebendo algo. Sendo assim, podemos concluir que existe uma troca de atitudes e que estas podem ser positivas ou negativas, dependendo da intenção do indivíduo.
No ambiente de trabalho o relacionamento interpessoal é de extrema importância. Inúmeras atividades como palestras, dinâmicas e treinamentos são realizados com o objetivo de estimular relações humanas saudáveis no ambiente de trabalho, já que é comprovado que as relações humanas têm grandes influências na produtividade e no clima organizacional da empresa.
A seguir, segue algumas dicas que poderão servir como auxílio nas suas relações com chefes e colegas de trabalho:
- procure conhecer as normas e regulamento de sua empresa;
- procure conhecer os dirigentes da empresa a que você pertence, evitando, dessa forma, comportamentos inadequados;
- analise o temperamento de seu chefe. tente chegar a uma conclusão;
- aguarde sempre o “momento psicológico” (favorável) para submeter assuntos à chefia;
- conheça seus colegas. lembre-se que são seres humanos iguais a você e que passam por bons e maus momentos. “o mau humor tem sempre uma razão”;
- cuidado para não atribuir intenções errônea aos seus companheiros;
- avalie seus defeitos e suas qualidades. Temos tendência a só procurar nossas qualidades e a achar que os outros estão sempre errados;
- pergunte-se sempre se foi o agente de um desentendimento;
- pergunte-se sempre:
- por que estou sentindo isto?
- por que estou agindo assim?
- por que não gosto de fulano?
- por que estou aborrecido hoje?
- procure identificar as causas; só dessa forma poderá saná-las;
- procure conhecer sua potencialidades. não aspire posições acima de sua capacidade de realização, senão você será um desajustado;
- tente identificar seus interesses e procure atividades que possam levá-lo à maior realização profissional;
- procure identificar as alterações do seu temperamento. Isso vai ajudá-lo a orientar melhor o seu comportamento;
- exerça sempre que se fizer necessário a autocrítica;
- mantenha-se informado através de leituras sobre assuntos gerais e específicos. isso vai contribuir para sua melhoria profissional;
- fale no momento oportuno, utilizando os termos adequados à situação, cuidado com o tons de voz inadequados, pois eles podem gerar mal entendidos.
Autoconhecimento é o conhecimento de si mesmo, é ter consciência do seu funcionamento pleno enquanto ser humano, ou seja, conhecer suas competências aprimorando-as ainda mais, bem como suas dificuldades e limitações, a fim de que você possa superá-las, buscando o auto desenvolvimento e o crescimento.
Autopercepção/ Autoimagem - Outro aspecto importante nesse contexto de autoconhecimento é a autopercepção, que é a imagem que cada um faz de si mesmo, é a imagem de situações vivenciadas no nosso dia a dia. A importância da autoimagem é fundamental, pois ela é o seu quadro referencial, é o centro do seu universo, é seu ponto de vista particular, é a sua realidade pessoal. É um valor por meio do qual nos percebemos, avaliamos e compreendemos o mundo.
A autoimagem negativa gera insegurança e a partir daí aparecem às dificuldades em conversar com os outros, apresentar novas ideias, expressar meus sentimentos, aceitar críticas e de admitir que esteja errado. Tudo isso produz um grande temor de que os outros deixem de apreciá-lo se discordar deles. Medo de não ser amado. Medo de você não ser aceito como você é.
Por outro lado, a autoimagem positiva gera segurança em conversar com as pessoas, em apresentar novas ideias, em aceitar críticas, em expressar sentimentos, em admitir que também possa errar.
Inteligência emocional - Inteligência emocional é a capacidade de lidar com os sentimentos próprios e alheios, estabelecer relações humanas saudáveis, ser flexível e persistente na conquista dos objetivos. Andrezani 2007, em seu artigo Inteligência Emocional a Chave para o seu Sucesso afirma que uma pessoa inteligente emocionalmente sente maior confiança em si, demonstra empatia pelos outros, está aberta ao aprendizado e ao crescimento contínuo, é persistente, ou seja, não desiste de seus objetivos e consegue lidar com as adversidades.
...