A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO PRACTICADO NA PROVÍNCIA DO CUANZA NORTE
Por: T-State • 9/6/2019 • Relatório de pesquisa • 2.008 Palavras (9 Páginas) • 275 Visualizações
[pic 1]
ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO KWANZA NORTE
REGIÃO ACADÉMICA VII
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS
TRABALHO EM GRUPO
A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO PRACTICADO NA PROVÍNCIA DO CUANZA NORTE
O DOCENTE DA CADEIRA: Paxi Pedro, MSc.
NDALATANDO, MARÇO DE 2019.
ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO KWANZA NORTE
REGIÃO ACADÉMICA VII
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS
TRABALHO EM GRUPO
A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO PRACTICADO NA PROVÍNCIA DO CUANZA NORTE
AUTORES:
Admiro Francisco Chumbo
André Mateus Clemente
Ângelo Miguel Cassinda
Costa Manuel de Amaral
David Queiroz Júlio
Trabalho apresentado como requisito para a primeira avaliação na cadeira de Psicologia Geral, Grupo n.º 1, sala n.º 18, no curso de Linguística Inglesa.
NDALATANDO, MARÇO DE 2019.
ÍNDICE
INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------4
A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR----------------------------------------------------5
APETRECHAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DO KWANZA NORTE---------------------------------------------------------------------------6
OS LIVROS MAIS PROCURADOS------------------------------------------------------------6
APETRECHAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SUPERIO PEDAGÓGICA DO KWANZA NORTE---------------------------------------------------------------------------6
LIVROS MAIS ADERIDOS NA BIBLIOTECA SUPERIOR PEDAGÓGICA----------7
CARACTERIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ESTUDADAS---------------------------------------------------------------------------------------8
ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DO KWANZA NORTE---------------------------9
SURGIMENTO DA ESCOLA POLITÉCNICA-----------------------------------------------9
CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------10
BIBLIOGRAFIA----------------------------------------------------------------------------------11
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como finalidade compreender, de maneira geral, o funcionamento e a qualidade do ensino público, através de uma gestão participativa e democrática que levará autonomia para dentro das escolas. A gestão participativa, nesse estudo, é entendida como uma forma significante de desenvolvimento de todo processo decisório. Em escolas democraticamente administradas, todos assumem papéis fundamentais na tomada de decisões, nos padrões de desempenho e na garantia de que a organização atenda adequadamente as necessidades da escola.
Neste tipo de gestão, a qualidade da educação é direcionada para a sociedade atual; que requer do cidadão qualificação, para se integrar socialmente. A democracia no ambiente escolar se constrói no relacionamento diário, entre pessoas e instituições que devem ser analisados, revisto e aperfeiçoado a cada dia. A escola não é um negócio de um diretor, ela é resultado de um trabalho coletivo que será conhecida como gestão de qualidade. O entendimento de conceito de qualidade já pressupõe a idéia de autonomia, participação, isto é, do trabalho associado das pessoas que analisam situações, decide sobre encaminhamento e age em conjunto.
A qualidade tem que ser em primeiro lugar dentro de uma escola, é neste espaço que se constrói cidadãos para inserir na sociedade. A qualidade do ensino superior em Angola é uma preocupação dos estudantes, professores e encarregado de educação. Preocupação como a competência profissional dos docentes, o estímulo e a motivação pela carreira docente, a processo de recrutamento de pessoal para o exercício de profissão, o desenvolvimento das infraestruturas universitárias, a confusão e a proliferação do ensino superior que não reúnem o mínimo de condições para funcionar, são todos de estrema importância.
Outro assunto que defendemos é o de que toda a universidade deve ter programa de investigação e de formação pós-graduada para fazer face as necessidades cada vez mais exigentes do mercado. Verificamos com muito desagrado que são poucas as que se preocupam com a superação académica e científica dos seus professores e pessoais não docente, o que afeta a qualidade de ensino que se ministra a transição a categoria e por conseguinte os índices motivacionais dos mesmo.
Diante de tudo que foi exposto, levantamos a seguinte pergunta: que indicadores refletem a qualidade de ensino? Para responder a essa questão, temos como objectivo geral, conhecer o funcionamento e a qualidade do ensino desenvolvido pelas duas instituições de ensino superior em Ndalatando.
QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR
Conceito de qualidade é variável, discutível, dependendo do contexto, dos fundamentos e dos objectivos que se desejam alcançar. Por isto, muitos o têm como um conceito polissémico, de muitos significados. Falar de qualidade do ensino superior implica observar que nele estão implícitos aspectos subjectivos que se objectivam no saber ser, saber fazer e no saber estar, como vectores da qualidade de ensino superior. (ANGOP, 2012).
A universidade tem três tarefas fundamentais para ser considerada como tal. O ensino, a investigação e a extensão. Isto quer dizer que toda e qualquer universidade devem reger-se por esta tríade para ser considerada como tal. Verificamos com muita apreensão que na nossa sociedade há um grande numero de instituições do ensino superior que se denominam como universidade e que na maior parte dos casos não cumprem com o que acima mencionamos, ou seja, dentro da sua atividade não incorporam nem combinam o ensino com a investigação cientifica e muito menos com a extensão, factos que poem em duvidas a natureza dessas instituições. (Amílcar)
...