A RELAÇÃO TERAPEUTA - CLIENTE SOB O ENFOQUE COMPORTAMENTAL
Por: 56459513 • 31/3/2020 • Trabalho acadêmico • 278 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS-UNILAGO
Psicologia
Hellen Patricia Roque
A RELAÇÃO TERAPEUTA - CLIENTE SOB O ENFOQUE COMPORTAMENTAL
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2020
A RELAÇÃO TERAPEUTA - CLIENTE SOB O ENFOQUE COMPORTAMENTAL
Já sabemos que a relação terapeuta e cliente, é vista como um elemento primordial e essencial dentro do contexto psicoterapêutico, pois quanto maior o desenvolvimento do vínculo melhor será a relação terapêutica.
O autor mencionou no texto que quando o procedimento é mais delimitado e rápido e o cliente é “mais normal”, sua participação como variável torna-se menos importante e mais limitada. No entanto dentro do setting terapêutico independente da demanda que o paciente traz, seja ela grave ou não é fundamental a participação do psicoterapeuta, pois de certa forma se o paciente está ali buscando algo, significa que é relevante para ele.
vale ressaltar que o relacionamento de dependência na terapia não deve ser estimulado, pois é de estrema importância que o paciente aprenda e desenvolva as questões trabalhadas nas sessões, visando fortalecer seu aprendizado e independência, para assim aplica-los no tocante do seu dia-a-dia.
Em caso de ser um paciente que apresenta algum transtorno em que coloque sua vida ou da sociedade em risco, acredito que o psicólogo deve ter um trabalho maior, no entanto não se responsabilizar apenas, pois a psicoterapia depende de ambas as partes. O psicoterapeuta, em que seu papel é ser empático, acolher sem julgar, ensinar técnicas, dentre outros fatores, mas também precisa que o paciente esteja afim de encarar esta etapa junto ao mesmo, pois o terapeuta não faz milagres, é uma demanda que precisa ser trabalhada em conjunto, para assim funcionar e propor melhoras na qualidade e vida do sujeito.
...