A Reflexão Favelas Brasileiras
Por: Eduarda Rodenbusch • 23/9/2018 • Dissertação • 420 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
PUCRS – ESCOLA HUMANIDADES – CURSO DE PSICOLOGIA
Disciplina: Politicas Sociais e Psicologia
Aluna:
A realidade das favelas brasileiras é muito delicada e violenta. Os cidadãos sofrem com um eterno preconceito, tanto social, quanto profissional, por morar nas favelas. Apesar de as pessoas de fora fantasiarem um ambiente de extrema selvageria dentro dessas localidades, os habitantes afirmam que muito do que fantasiam não reflete a realidade de dentro das favelas, porém ainda há uma violência enorme dentro de favelas e principalmente uma disputa entre policiais e cidadãos.
A quantidade de mortes resultado de uma violência entre policiais e cidadãos é extremamente alta. Por parte dos familiares das vitimas que moram na favela houve um excesso de agressividade por parte dos policiais e pela família dos policiais eles simplesmente estavam realizando o trabalho deles para garantir segurança para a sociedade. Mas a verdadeira pergunta é: A culpa é de quem?
A minha reflexão é que não há um lado certo e um errado. O excesso de violência, mesmo que seja de cidadãos ou policiais é errado. O bandido, traficante precisa sim ser combatido pela força policial para garantir a segurança da sociedade, porém reiterando que quem deve ser combatido são os bandidos, e não pessoas inocentes que só por morarem nas favelas são taxados como bandidos.
Famílias cada vez mais destruídas e desestabilizadas em razão dessa guerra intensa entre bandidos e policiais e também não podemos esquecer da violência entre bandidos, que surge como um fator crítico dentro das favelas.
Quando vemos crianças reconhecendo armas pelo som ou pelo projétil sabemos que algo está errado. Para diminuir a violência, as crianças precisam ser educadas sobre o mundo e visando um futuro de sucesso profissional e pessoal, e não ensinadas sobre armas e com a ideia de que policiais são os inimigos deles.
Ao mesmo tempo, sofremos muito com o despreparo dos policias, o que pode ser explicado pela falta de verba e de recursos para ensinar o profissional a estar bem preparado na hora que for preciso entrar em ação. O que nos leva a uma reflexão sobre a importância que o governo e o estado dão para a educação da população mais necessitada e da segurança do nosso país.
Ou seja, a realidade nas favelas é um reflexo de como o país se porta perante assuntos relacionados a educação e segurança. A redução das mortes e violências nas favelas não passa só por uma reformulação dentro da favela, e sim uma reflexão externa sobre como o país enxerga esse problema e o que é feito para solucioná-lo.
...