A Teoria da Personalidade
Por: AdrianoNunes • 2/3/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 440 Palavras (2 Páginas) • 157 Visualizações
Teorias da Personalidade - Professora Michele Mileib
Alunos
Adriano Nunes de Oliveira / Arthur Tavares Fortini dos Santos / Crisiana Aparecida Campos
Henrique Tulio Pereira Ribeiro / Igor Andrade Lara / Mônica de Queiroz Cardoso
Samantha de Moraes Pimenta
Estudo de Caso sob a perspectiva do Big Five – 5 Traços da Personalidade
Caso de Manuela:
Manoela, 18 anos, procura o Pronto Socorro acompanhada dos pais relatando quadro de ansiedade, dores no peito e medo de morrer. Ao ser questionada sobre quanto tempo apresenta esses sintomas, relata que iniciaram há 10 dias, após o término de um relacionamento aí muito conturbado e cheio de idas e vindas.
Questionada sobre como era antes desse relacionamento e dessa crise conta que era sempre muito alegre e comunicativa, com vários grupos de amigos. Era considerada engraçada e alto astral. Sempre saía e gostava de conhecer pessoas diferentes, mas tinha certo receio de conhecer e se relacionar intimamente com rapazes, até conhecer seu ex namorado.
Análise:
“Manoela, 18 anos, procura o Pronto Socorro acompanhada dos pais relatando quadro de ansiedade, dores no peito e medo de morrer”. - Conforme os sintomas descritos, Manuela se encontra em um estado de Neuroticismo, entendendo que o neuroticismo mostra maior tendência á um estado emocional negativo, e uma inclinação ao estado depressivo, de ansiedade, gerando até mesmo recorrência de sintomas físicos.
“...quadro de ansiedade, dores no peito e medo de morrer”. - O neuroticismo funciona como um indicador de vulnerabilidade para o desenvolvimento de psicopatologias. E observamos que o estado clínico de Manuela aponta para um adoecimento emocional progredindo para o físico/biológico.
“Ao ser questionada sobre quanto tempo apresenta esses sintomas, relata que iniciaram há 10 dias, após o término de um relacionamento aí muito conturbado e cheio de idas e vindas.” - Outra característica do Neuroticismo é a questão do seu desenvolvimento á longo prazo. Percebemos que Manuela se encontra com crise de ansiedade há 10 dias. É importante salientar que o neuroticismo e a ansiedade estão fortemente ligados, já que o neuroticismo alimenta a ansiedade.
“Questionada sobre como era antes desse relacionamento e dessa crise conta que era sempre muito alegre e comunicativa, com vários grupos de amigos. Era considerada engraçada e alto astral.” - Antes do ocorrido do término do seu relacionamento, Manuela sinalizava que suas relações eram amistosas, empáticas e calorosas, portanto, entendemos que Manuela evidenciava traço de Amabilidade em sua personalidade.
“Sempre saía e gostava de conhecer pessoas diferentes, mas tinha certo receio de conhecer e se relacionar intimamente com rapazes, até conhecer seu ex namorado”. - Manuela apresenta uma habilidade nas suas relações interpessoais. Provavelmente exista um certo grau de Extroversão. Contrapondo, Manuela demonstrava uma certa reserva e ponderação na sua vida afetiva.
...