A UNIVERSIDADE UNIGRANRIO PSICOLOGIA SOCIAL E COMUNITARIA
Por: 13103472714 • 4/4/2022 • Artigo • 388 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
PSICOLOGIA SOCIAL E COMUNITARIA
NOVA IGUAÇU, 2021
1-Explique o contexto histórico do surgimento da PSC nos EUA, na América Latina e no Brasil.
- Nos EUA a PSC surge em meados da década de 60 relacionada aos movimentos sociais comunitários, em especial os de saúde mental. Com críticas as intervenções médicas e hospitalares nos casos de saúde mental. Tais movimentos tinham como objetivo não somente tratar as doenças mentais, mas também as prevenir
- Na América Latina a PSC tem sua atenção aos graves problemas socioeconômicos da região buscando superá-los. Sendo apresentada como um dos produtos das problematizações instituídas no campo da Psicologia Social e não da Psiquiatria
- Já no Brasil, a PSC tem como objetivo estudar a subjetividade do indivíduo se manifestando no conjunto de suas relações sociais e no cotidiano de suas ações. O surgimento da PSC foi atrelado aos movimentos sociais e às reformulações na área de saúde mental. O processo de pauperização da população, as Reformas Sanitária e Psiquiátrica e as políticas sociais pós-Constituição de 1988 compõem o cenário em que aconteceram as primeiras experiências de atuação da Psicologia em comunidades.
2-Em quais aspectos podemos diferenciar a Psicologia Social chamada de “tradicional” e a PSC?
A psicologia social tradicional é de natureza experimental e individualista. Ela era voltada para as elites e servia como um instrumento de dominação. Na década de 70 há um questionamento sobre esse fazer psicológico, e então busca-se uma psicologia social voltada para os problemas políticos e sociais que estavam sendo enfrentados na América Latina. Então surge a PSC que busca deseletizar a profissão e trazer melhorias das condições de vida da população.
3-Analise as perspectivas da PSC com relação à teoria, metodologia e valores.
A perspectiva no ponto teórico diz respeito a relação entre a teoria e a prática, visto que uma não existe sem a outra. O conhecimento se produz a partir da relação que se constitui com os sujeitos e os profissionais.
Em termos de metodologia podemos citar a pesquisa participante, trabalhando-se com grupos, rodas de conversa, oficinas e gestão de grupos, por exemplo. Possibilitando que pesquisador e os sujeitos de pesquisa trabalhem juntos na busca de explicações para os problemas colocados.
E sobre os valores, temos a ênfase na ética da solidariedade, ou seja, a ética de compromisso social. Visando os direitos humanos fundamentais e buscando a melhoria dos problemas enfrentados pela sociedade.
...