TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIVENDO EM UM LAR TERAPÊUTICO

Por:   •  9/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O objetivo desse trabalho é discorrer sobre o estagio realizado no Lar Cristão, orientado pelo professor Carlos Barbosa. As supervições do referido estágio, ocorreram na Faculdade Cuiabá - FAUC, sempre às quartas-feiras das 13h30 as 16 horas, conforme Edital. O estagio em campo ocorreu nas dependencias da instituição localizada no Bairro CPA 3 – nessa Capital, exclusivamente na ala masculina. A metodologia utilizada, foi denominada pelo professor/orientador “trabalhar a vida”, a pessoa, sem estereótipos, trabalhar dinamicas grupais, podendo (caso necessario) ouvir individualmente.

 Lar Cristão CPA, primeiro dia - apresentação 21/08/2019

O Lar Cristão, foi criado pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, tem como objetivo oferecer um tratamento de recuperação de dependentes químicos, com base na fé e esperança religiosa, oferecendo aos internos moradia, alimentação que são preparados pelos próprios recuperandos.

A casa em questão é destinado para pacientes do sexo masculino, com idade igual ou superior a 18 anos, por demanda espontânea e também encaminhada por determinação judicial (compulsória).

Fomos recebidas pela coordenadora do Lar, Sra. BIA, esposa do Pastor Teodorico, as informações repassadas durante a primeira conversa foi que a que se segue:

A capacidade da casa é para até 42 homens, que a rotatividade existe e que, naquele dia, haviam 40 homens. A equipe é composta por: 01 psicóloga e 01 assistente social. Não existe posto emergencial de saúde, quando há necessidade os pacientes são conduzidos aos postos de saúde nas mediações e CAPs, caso necessitem de medicações essas, são feitas mediante os receituários trazidos pelos pacientes ou familiares.

Os moradores cuidam dos quartos e de todas as instalações da instituições, pinturas e reparos se necessário for com objetivo de terem uma ocupação e responsabilidade com o ambiente que ocupam. (informação da Sra. Bia)

Existem horários estipulado para as orações, que se iniciam às 06 horas indo até às 08 horas, após esse horário vão para o café e depois para suas atividades.

Foi informado que aqueles que permanecem por mais tempo na instituição, a partir do sexto mês poderá viajar como vendedor, sempre acompanhado de um coordenador, os demais trabalham em alguns atacadistas da capital, onde comercializam copos de alumínios e rapaduras.

Não foi perguntado nem dito sobre valores para permanência dos moradores no Lar.

 Segundo dia 02/09/2019

Fomos recebidas pelos próprios internos que já estavam aguardando pela primeira rodada de conversa, conforme havíamos combinado, essa se deu no salão denominado de Templo, onde é feito também as orações, foi feito uma roda com os bancos, onde todos puderam se colocarem de frentes uns aos outros, uma das estagiaria Marinalva procedeu com as anotações dos relatos. Após as apresentações e explicações da forma que seria o estagio, foi dito que estaríamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com