A importância das relações parentais no brincar da criança em um restaurante
Por: Raziela Abreu • 14/7/2022 • Artigo • 646 Palavras (3 Páginas) • 104 Visualizações
A importância das relações parentais no brincar
da criança em um restaurante.
- INTRODUÇÃO
No contexto de relações entre pais e filhos, podemos ver que existe sentimentos como amor, carinho, afeto, brincadeiras onde os pais possam fazer parte muitas vezes dessas brincadeiras, e as necessidades que a criança precisa e ganha através de seus pais como os cuidados com a saúde, alimentação, cuidados escolares, logo essas ações entre pais e filhos são fundamentais para o desenvolvimento infantil,
“ o entendimento dos cuidadores sobre as características e necessidades próprias da infância, decorrente do processo de desenvolvimento, favorece o desenvolvimento integral, pois os cuidados diários são os espaços de promoção do DI”, ( SOUZA; VERÍSSIMO 2015, p. 1098).
Nas circunstâncias observadas, podemos chegar ao fenômeno de relações parentais
Os estilos parentais podem ser definidos com um conjunto de atitudes e práticas relacionadas as questões de poder, hierarquia, apoio emocional e estímulos à autonomia que os pais têm para com seus filhos, e que refletem em grande parte os valores que os pais consideram importantes e que tentam transmitir aos filhos através de suas práticas educativas (TEIXEIRA; LOPES 2015 apud Darling & Steinberg, 1993, p. 52).
Lugares como o que visitamos, voltado ao ramo alimentício, localizado na cidade de Itajaí – SC, propiciam o desenvolvimento desse vínculo parental, por apresentar uma estrutura pensada na família, oferecendo um espaço destinado às crianças, com a presença de brinquedos, onde os pais também podem interagir com seus filhos e demais crianças que estão no local.
Como Lemes, Lopes e Nina (s/d) citam de Velasco (1996) “brincando a criança desenvolve suas capacidades físicas, verbais ou intelectuais” (p. 5), então o brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois com isso ela começa a trabalhar o início de uma série de habilidades, tanto cognitivas quanto motoras.
Envolvido neste processo, está a qualidade da relação dos pais, ou alguém que tenha representação dessas figuras para a criança é de fundamental importância para seu desenvolvimento biopsicossocial. Como dito por Borges (2008), o brincar em conjunto pais/filhos, é um momento de transmissão de conhecimentos e vivencias, permitindo a aprendizagem através da brincadeira.
- CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DA OBSERVAÇÃO
O local observado está localizado na cidade Itajaí/SC, voltado ao ramo alimentício, apresenta um pequeno espaço com playground para a recreação de crianças, que não permite uma boa interação entre pais e filhos, a observação foi realizada na área externa do restaurante que é coberta e cercadas com meias paredes de vidros tendo também 9 mesas com cadeiras ao redor.
- CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO
Trabalhar com o responsável do referido restaurante e seus funcionários, para desenvolver o ambiente e assim torná-lo mais propício nas relações parentais.
- JUSTIFICATIVA
Após a observação constatou-se a importância das relações parentais em ambiente de lazer, que possibilite uma interação de qualidade, dispondo
- PROBLEMA PERGUNTA DE PARTIDA
Então qual a importância do ambiente nas relações parentais?
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Compreender a importância do ambiente nas relações parentais
- OBJETIVO ESPECIFICO
- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
- REFERENCIAS
- ANEXO
Objetivo geral:
- Compreender a importância do brincar nas relações parentais;
Objetivos específicos:
- Identificar o contexto de lugares acessíveis para brincadeiras infantis.
- Identificar os ganhos que estes lugares acessíveis recebem.
Referências:
...