A motivação segundo as perspectivas históricas e contemporâneas
Por: cristyoliver • 24/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 1.651 Visualizações
A Motivação Segundo as Perspectivas Historicas e Contempôraneas
O primeiro livro-texto sobre motivação veio surgir no ano de 1964.
As origens filosóficas dos conceitos motivacionais.
As raízes do estudo da motivação devem suas origens aos antigos gregos-Sócrates,Platão e Aristóteles.A motivação segundo.
Platão:Propôs que a motivação surgia de uma alma(ou mente,ou psique)disposta segundo uma hierarquia tripartida.No nível mais primitivo,encontrava-se o aspecto do apetite da alma,que contribuía para os apetites corporais e o desejos,tais como a fome e o sexo.No segundo nívelsituava-se o aspecto competitivo,que contribuíapara os padrões socialmente referenciados,como a sensação da honra e de vergonha.
No nível mais elevado estava o aspecto calculista,queque contribuía para as capacidades de tomada de decisão ,tais como a razão e a escolha.Para Platão,esses três aspectosdiferentes da alma motivavam diferentes domínios de comportamento.Além disso,cada aspecto superior tinha a capacidade de regular motivos dos aspectos inferiores.Sua descrição fez fez da motivação antecipou bastante bema psicodinâmicade Sigmund Freud,de maneira simplificada o aspesto apetitivo,ao superego,e o aspecto calculista,ao ego.
Aristóteles:Endossou a idéia de alma tripartida e hierárquicamente organizada de Platão (apetitiva,competitiva e calculista),embora preferisse utilizar uma terminologiadiferente (nutritiva,sensível e racional).O aspecto nutritivoera o mais impulsivo,irracionale animalesco,que contribuía para as necessidades corporais urgentes relacionadas à manutenção da vida.O aspecto Sensível também se relacionava como o corpo,mas regulava o prazer e a dor.Já componente Racional da alma era o único aos seres humanosúma vez que se relacionava com as idéias e o intelecto,caracterizando a vontade.A Vontade funcionava como o nível mais elevado da alma,que se valia da intenção,da escolha e do que é divino e imortal.
Séculos depois ,a psique tripartida dos gregos reduziu-se a um dualismo.as paixões do corpo e razão da mente.Século depois A psique triparde dos gregos ,já que fazia distinção principal entre o que era físico ou irracional,impulsivo e biológico (o corpo),e o que era imaterial,racional,inteligente e espiritual.
Na era pós-Renascentista o filósofo René Descartes prestou uma nova contribuição a esse dualismoentre mente e corpo,fazendo uma distinção entre os aspectos paasivo e atvo da motivação.O Corpo era um agente mecânico,sememlhante a uma máquina,e motivacionalmente passivo,enquanto a vontade era um agente material,espiritual,além disso,o corpo possuía necessidades de nutrição.
Mente:A mente controlaria o corpo,o espírito governa os desejos corporais.
A vontade:A Primeira grande teoria
Para Descartes,a principal força motivacional era a vontade.Segundo ele,se houvesse condições de entender a vontade,seria possível compreender a motivação e inicia e direciona a ação:cabe ela decidir se e quando agir.Já as necessidades corporais,as paixões,os prazeres e as dores criam impulsos só excitam a vontade.A vontade é uma faculdade (ou poder)que a mente agindo no interesse da virtude e da salvação e exercendo seu poder de escolha.Descartes proporcionou a motivação sua primeira ''grande teoria''. Esodo o expectro da ação motivada.sa teoria tem o proposito de conotar uma teoria que tudo engloba e procura explicar.
A esperança de Descartes era que,uma vez entendida a vontade,inevitavelmente também se compreenderia também
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